É possível que você já tenha sentido um certo desconforto ao usar o celular. Talvez, com o passar do tempo, até tenha percebido que o "desconforto" se tornou uma dor aguda e persistente. Isso acontece pois, ao inclinarmos a cabeça para olhar o aparelho, aumentamos a carga na coluna cervical em até 22kg dependendo da angulação.
Essa prática, tão comum no dia a dia, acabou gerando o que hoje chamamos de "síndrome do pescoço de texto".
O que é a síndrome do pescoço de texto?
Essa síndrome é caracterizada pela sobrecarga da musculatura do pescoço, exatamente, o que as pessoas costumam fazer ao longo do dia, passando horas com a cabeça inclinada para baixo olhando para a tela do smartphone. E os sintomas são, em sua maioria, dores na região do pescoço, que podem começar a descer para os ombros e afetar toda a coluna no longo prazo.
Por conta disso, vários estudos estão sendo realizados para saber o quão grave essa síndrome pode ser e de quais maneiras ela pode afetar a qualidade de vida dos seres humanos. Alguns deles apontam que, a longo prazo, o "text neck" pode chegar a causar lesões na coluna cervical. No entanto, pesquisas continuam sendo realizadas para confirmar essa informação.
Além disso, o uso de smartphones ainda é recente e por esse motivo é necessário continuar avaliando seus efeitos ao longo dos anos para podermos ter certeza sobre como isso pode afetar as pessoas futuramente.
Como evitar a síndrome do pescoço de texto?
...
Veja também
Exercícios para postura do pescoço: 6 opções que ajudam a fortalecer a região
Exercícios para alongar e relaxar ombros e pescoço
7 exercícios para acabar com a tensão no pescoço