Já ouviu falar em “Setembro Vermelho”? A campanha serve para conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no Brasil. Durante todo o mês de setembro, várias organizações de saúde, instituições médicas e grupos de conscientização realizam atividades para promover informações sobre as doenças cardíacas e como preveni-las.
Dia Mundial do Coração
Ainda em setembro, mais especificadamente no dia 29, é comemorado o “Dia Mundial do Coração" -- uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares e promover hábitos de vida saudáveis.
O que é Setembro Vermelho Pet?
Já a campanha "Setembro Vermelho Pet" está relacionada à conscientização da saúde cardiovascular dos animais de estimação, como cães e gatos.
As doenças mais comuns entre os bichinhos são Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Valvulopatia, Cardiomiopatia Dilatada, Cardiomiopatia Hipertrófica e Dirofilariose, geralmente causadas como decorrência de maus hábitos físicos e alimentares dos pets.
Principais doenças do coração
Voltando aos humanos, abaixo uma lista das principais doenças que afetam a saúde cardiovascular dos brasileiros.
Doença Arterial Coronariana (DAC)
Esta condição é reflexo do acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias, que reduzem o fluxo sanguíneo e podendo levar à angina ou ataque cardíaco.
Insuficiência Cardíaca
Incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
Arritmias Cardíacas
Alterações no ritmo cardíaco, incluindo taquicardia e fibrilação atrial.
Doenças Valvulares
Problemas com as válvulas cardíacas, como estenose (estreitamento) ou insuficiência (vazamento).
Cardiomiopatia
Afeta a estrutura ou função do músculo cardíaco, podendo ser dilatada, hipertrófica ou restritiva.
Prevenção de doenças cardiovasculares
Entre as principais maneiras de prevenir as doenças cardíacas, estão: adotar um estilo de vida saudável, ter uma dieta equilibrada, fazer atividade física regular, evitar o tabagismo, reduzir o consumo de álcool e controlar fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado.
Além disso, é importante realizar exames médicos regulares para monitorar a saúde do coração e buscar orientação médica em caso de qualquer sintoma ou preocupação.