As temperaturas baixas e o clima seco do inverno criam o cenário propício para surgir uma série de doenças respiratórias. Geralmente, a primeira consequência é a congestão nasal. Quando o desconforto surge, o sexo pode ajudar. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores alemães e britânicos.
A pesquisa, publicada em 2021 no periódico Ear, Nose & Throat Journal, foi conduzida por equipes da Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e do York District Hospital, na Inglaterra. O estudo conquistou o Prêmio IgNobel de medicina, criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research, concedido a autores de experimentos, descobertas e estudos inusitados.
O estudo
A pesquisa acompanhou 18 casais heterossexuais em cinco momentos diferentes:
- Antes do sexo;
- Logo após o orgasmo;
- 30 minutos após o ato sexual;
- Uma hora depois;
- Por último, três horas após o momento íntimo.
Para os resultados serem registrados, ambos precisavam atingir o orgasmo. No dia seguinte, os mesmos momentos acabaram sendo registrados depois que os participantes aplicaram um spray nasal descongestionante.
Resultados
Os médicos utilizaram aparelhos específicos para medir a passagem de ar no nariz dos participantes. Com isso, eles obtiveram resultados positivos: a inspiração pelo nariz melhorou significativamente com efeito semelhante ao produzido pelo spray nasal. Porém, essa sensação durou apenas 60 minutos.