Popular nas decorações de Halloween, a abóbora é sempre uma grande aliada para quem deseja representar o Dia das Bruxas. Com seu tom alaranjado, o fruto vai além da sua popularidade nesta época do ano e pode ser um grande aliado para quem busca controlar a glicemia e o colesterol.
Em entrevista ao Terra Você, Ramiele Calmon, nutricionista e mestre em nutrição, esclarece os benefícios que o consumo regular de abóbora pode trazer para a saúde.
Controle da glicemia
O impacto da abóbora na redução da glicemia está associado ao seu conteúdo de fibras e ao baixo índice glicêmico.
"Ela reduz a glicemia por ser rica em fibras e possuir baixo índice glicêmico, que significa que ela estimula pouco o pâncreas a secretar a insulina", explica Ramiele.
Segundo ela, isso ocorre devido à liberação gradual de glicose na corrente sanguínea, evitando os indesejáveis picos de açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista destaca os polissacarídeos presentes na abóbora, compostos que auxiliam na regulação dos níveis de glicose, o que contribui para manter a glicemia mais estável.
Abóbora e colesterol
A abóbora também desempenha um papel importante no controle do colesterol. "As fibras solúveis presentes na abóbora ajudam a diminuir a absorção desse colesterol no intestino", afirma a nutricionista.
Além das fibras, outros nutrientes presentes na abóbora, como os carotenoides e a vitamina C, atuam como antioxidantes, prevenindo a oxidação do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, promovendo mais saúde para as artérias.
Para quem deseja aproveitar esses benefícios, a especialista sugere o consumo de 100 a 150 gramas de abóbora cozida por dia, o que corresponde a aproximadamente uma colher de servir. "Essa quantidade oferece uma quantidade de fibras que pode impactar significativamente no controle da glicemia", destaca.
Aliada na dieta
Para pessoas com pré-diabetes ou diabetes, a abóbora pode ser um ótimo complemento na dieta. Segundo a nutricionista, "o consumo de abóbora pode beneficiar pessoas pré-diabéticas e diabéticas, pelo controle da glicemia que ela oferece".
Porém, ela ressalta a importância de manter uma alimentação equilibrada, incluindo gorduras saudáveis e proteínas de carnes magras, para potencializar os efeitos benéficos da abóbora no controle da glicose.
A abóbora não só contribui para controlar a glicemia e colesterol, mas também promove a saúde cardiovascular. A especialista conta que por ter ação no controle da glicemia, na saúde do colesterol, ela traz benefícios na ação cardiovascular.
A profissional cita os carotenoides e a vitamina C como nutrientes que auxiliam na redução da inflamação e no combate ao estresse oxidativo, fatores importantes para o bem-estar do coração.
Assim, além de embelezar a festa de Halloween, a abóbora pode ser uma aliada poderosa no cuidado com a saúde.