Simony teve queda na libido por causa de câncer: "Secura vaginal, irritabilidade e calorões"

Cantora revela detalhes de sua luta contra um tumor na região do intestino; entenda como tratamento impacta vida sexual

14 abr 2023 - 16h57
Cantora Simony enfrenta luta contra o câncer
Cantora Simony enfrenta luta contra o câncer
Foto: @simonycantora

Em meados de agosto de 2022, quando recebeu o diagnóstico de câncer na região do intestino, Simony jamais imaginaria que cerca de oito meses depois estaria publicando um livro sobre o assunto. "Tudo que a gente puder fazer para agregar na vida de alguém é importantíssimo", disse a artista em entrevista à revista "Quem" sobre o lançamento do e-book.

O livro “Um dia de cada vez – A realidade por trás de um diagnóstico” reúne memórias, fotos e informações da cantora e parte da verba adquirida com as vendas vai ser encaminhada ao Instituto Vencer o Câncer.

Publicidade

"Trabalhar a ansiedade é muito difícil mesmo. Por isso o nome do livro é 'Um Dia de Cada Vez'. Tem dias que a gente acorda superansioso, com medo, vontade de chorar… em outros, a gente acorda bem. É uma montanha-russa. Tem que enfrentar um dia de cada vez e não desanimar mesmo, mas tem hora que não dá, todo mundo desanima", revela.

Tudo muda...

Um dos momentos difíceis do tratamento foi a queda de cabelos.

"O medo de perder os cabelos é muito grande. As pessoas que estão de fora pensam: 'Ah, mas o cabelo cresce'. Mas não é sobre isso. É um conjunto, toda uma situação", conta a cantora.

De acordo com Simony, foi o filho primogênito (também é mãe de Aysha, Pyetra e Anthony), Ryan, de 22 anos, que pediu para a mãe raspar o cabelo. "Você já está muito fragilizada com a doença e se olha no espelho e não tem cabelo, está inchada de tanto corticoide, perdeu cílios, sobrancelhas... Você não se reconhece mais! É muito difícil", compartilha.

Publicidade

Além disso, no e-book "Um dia de cada vez", Simony também conta como o tratamento impactou sua relação com o noivo Felipe Rodriguez. "Eu sobrevivi ao câncer, mas algumas coisas ainda me incomodam: não menstruo mais, sinto dor nas articulações, queda na libido, secura vaginal, irritabilidade e calorões". Entenda a seguir por que isso acontece.

Como o câncer impacta a vida sexual

Simony e o noivo Felipe Rodriguez
Foto: @feliperodriguezcantor

A médica oncologista do Grupo Oncoclinicas e Hospital das Clínicas da UFMG (Minas Gerais), Nicole Machado Rossi, explica que a quimioterapia interfere no sistema reprodutivo tanto da mulher quanto do homem.

"O paciente normalmente enfrenta redução de hormônios como estrógeno e progesterona. Com essa queda hormonal, normalmente a mulher enfrenta sintomas parecidos com os da menopausa”, afirma.

É comum, portanto, que pacientes mulheres que estão passando por tratamento de quimioterapia enfrentem sintomas de secura vaginal e queda de libido, como aconteceu com Simony.

Publicidade

A médica destaca, ainda, que outros fatores podem influenciar a libido das pacientes. "Costumamos dizer que essa queda de tesão é multifatorial. Além da alteração nos hormônios, também tem a questão da pessoa não estar se sentindo bem com ela mesma, ter ansiedade, medo da doença... sem contar as mudanças na aparência, perda de cabelo, ganha ou perda de peso. Tudo isso impacta”, afirma a oncologista.

Simony segue tratamento

Em entrevista à "Quem", Simony explicou que o tratamento contra a doença ainda não acabou, mas que segue em novas etapas. "Os próximos passos eu não sei ainda. Só vou saber após novos exames. Estou me sentindo bem, não me sinto mais cansada, me sinto mais disposta", falou.

"Ainda não cheguei ao fim do tratamento, cheguei ao fim de uma etapa. Mesmo após o fim do tratamento, a gente fica cuidando durante cinco anos. O câncer é uma doença bem agressiva e tem que estar sempre de olho. Tenho exames para fazer e estou aguardando isso para saber as próximas etapas. Mas estou ótima, superbem", pontua a artista.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações