A sudorese ou a produção de suor é um mecanismo fisiológico do corpo para regular a temperatura interna. Ao se exercitar, os músculos geram calor, o que eleva a temperatura corporal.
No entanto, a liberação de líquidos por causa desse calor não impacta significativamente na queima de gordura. Portanto, suar mais durante o treino não vai te emagrecer. O seu corpo eliminará apenas água e sais minerais durante o processo.
Para emagrecer de fato e eliminar o excesso de gordura corpora, seu corpo precisa entrar em déficit calórico. Ou seja, gastar mais energia do que consome.
Mas, com a ajuda do médico e professor da Faculdade UNIGUAÇU, Leonardo Feiden, separamos três fatores que influenciam no suor. Confira:
Fatores que influenciam no suor
Temperatura e umidade do ambiente
Em climas quentes e úmidos, o corpo sua mais para tentar se resfriar, mas a evaporação do suor é menos eficiente, já que o ar já está saturado de umidade. Isso pode fazer com que a pessoa sinta que está suando muito mais, independentemente da intensidade do exercício.
Gênero e genética
Homens tendem a suar mais que mulheres no geral. A genética também desempenha um papel importante: algumas pessoas simplesmente suam mais devido à sua herança genética e independentemente do tipo de exercício que estão realizando.
Tipo de roupa
O uso de roupas que não permitem a respiração da pele pode aumentar a produção de suor sem que isso esteja relacionado com o esforço físico.
Palavra final
"Portanto, o fato de suar muito não deve ser o único critério para avaliar a eficácia de um treinamento. Um treino é considerado eficaz quando atende aos objetivos do praticante seja ele o aumento da força, a melhora da resistência cardiovascular, a flexibilidade e a perda de peso. Depende de fatores como a intensidade, a duração, a especificidade do exercício e não apenas da quantidade de suor", concluiu Leonardo Feiden.