Técnica nova permite implante de silicone em consultório sem tempo de recuperação

Feita em consultório com anestesia local e sedação, a técnica Preservé dura cerca de 20 minutos

26 mar 2025 - 17h29
(atualizado em 27/3/2025 às 06h39)
Resumo
A técnica Preservé, recém-chegada ao Brasil, permite a realização de mamoplastia de aumento discreta com prótese de silicone em consultório, usando anestesia local e sedação, com rápida recuperação e cicatrizes mínimas.
Técnica nova permite implante de silicone em consultório sem tempo de recuperação
Video Player

Ainda hoje, a mamoplastia de aumento com implante de prótese de silicone é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo, atrás apenas da lipoaspiração. Atualmente, a tendência é buscar por resultados naturais, com um número crescente de pacientes optando por próteses de tamanhos menores. E uma técnica recém-chegada ao Brasil, chamada Preservé, promete beneficiar ainda mais esses pacientes. 

“Ideal para quem deseja um aumento discreto do volume mamário, a técnica Preservé permite a inserção de próteses de silicone em consultório com anestesia local e sedação, sem a necessidade de anestesia geral. O procedimento dura cerca de 20 minutos e não exige afastamento das atividades. Além disso, as cicatrizes são extremamente discretas, com menos de 2 centímetros”, explica Carlos Manfrim, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS).

Publicidade

Embaixador da técnica no Brasil, o médico explica que a Preservé é específica para volumes pequenos, pois a prótese é inserida por meio de uma pequena incisão, de 1,5 a 2 cm, feita na dobra abaixo do seio. 

“Após a incisão, é inserido um instrumento exclusivo e descartável que faz uma disseção romba dos tecidos da região, isto é, ‘estica’ esses tecidos, criando um canal para a colocação da prótese de silicone. Essa prótese é mais maleável e tem um volume menor, com até 200 ml, para que seja possível inseri-la por meio dessa pequena incisão”, detalha o médico, que ressalta que todo o processo é feito no consultório sob efeito de anestesia local e, preferencialmente, sedação, durando apenas 20 minutos, em média.

De acordo com o médico, o principal diferencial da técnica está justamente no uso desse instrumento. “Como os tecidos são ‘esticados’ e não cortados, o dano é mínimo, sem lesão aos vasos sanguíneos ou interferências no músculo adjacente. Além disso, não há necessidade de utilizar eletrocautério para cauterizar a incisão”, diz Carlos Manfrim, que afirma que, dessa maneira, preserva-se o tecido mamário. “Isso torna o procedimento muito mais seguro, com menos dor e complicações, um pós-operatório mais tranquilo e uma recuperação mais rápida”.

Na técnica Preservé, o resultado pode ser visto imediatamente após o procedimento e a paciente não precisa se afastar das atividades, podendo retornar imediatamente à rotina. “Essa é uma questão importantíssima para as pacientes que optam pelo implante de próteses de silicone. Muitas delas não querem dizer que realizaram uma cirurgia ou explicar o motivo do afastamento. E essa técnica possibilita isso”, destaca o cirurgião plástico. “Devido ao tamanho e localização, a cicatriz também é muito discreta e praticamente imperceptível”, destaca.

Publicidade

No entanto, Carlos Manfrim ressalta que a técnica Preservé não substitui necessariamente a cirurgia convencional para implante da prótese de silicone. “Não podemos comparar. A técnica Preservé é uma cirurgia que confere um aumento discreto do volume sem definir muito o colo e sem promover muita estabilidade para o implante, como é preconizado na cirurgia convencional de prótese de mama. Então, a técnica Preservé aproxima-se mais de um conceito de harmonização mamária. Mas é uma excelente opção para pacientes que não querem ir para o centro cirúrgico, não podem ser submetidas à anestesia geral, ou que, de fato, desejam um resultado diferente, mais discreto, do que o da cirurgia convencional”, finaliza o médico.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações