A bronquiolite é uma infecção viral que afeta as vias respiratórias inferiores de bebês e crianças pequenas com menos de 24 meses de idade. A doença é mais frequente nas estações mais frias do ano, como o outono e o inverno. Isso porque a queda das temperaturas é favorável para a proliferação do vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar a enfermidade.
Vale esclarecer que o termo bronquiolite muitas vezes é confundido com a bronquite, uma doença que acomete adultos e crianças maiores de 2 anos e se dá pela inflamação dos brônquios. A bronquiolite, contudo, acomete os menores de 2 anos, salienta o Dr. Gabriel Farias, gestor da UTI pediátrica do Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG) e do Hospital Icaraí.
Sintomas da bronquiolite
Segundo o médico, os primeiros sintomas da bronquiolite se parecem com os de um resfriado comum. Isto é, tosse, coriza e obstrução nasal. Nos casos mais graves, no entanto, o bebê pode apresentar febre, desconforto respiratório (esforço para respirar) e até mesmo a necessidade de oxigênio suplementar.
"A forma mais grave da bronquiolite, chamada de bronquiolite obliterante, pode levar o paciente à necessidade inclusive de ventilação mecânica e internação em UTI. Por isso, é importante a identificação e acompanhamento dos sintomas desde o início do quadro", alerta o especialista.
Gabriel aponta que a bronquiolite é uma grande causadora de internação nas crianças até 24 meses. "É importante lembrar também que a condição tende à uma curva de piora, com pico no quinto dia de doença. Por isso, é importante as famílias estarem bem informadas", afirma.
Tratamento
O médico explica que não existe um medicamento específico para bronquiolite. Isso porque se trata de uma doença viral e autolimitada por regra. "O tratamento consiste em amenizar os sintomas, seja através da lavagem nasal, aspiração das secreções e, em alguns casos, ofertar oxigênio", finaliza.