A cor do xixi é um indicador importante de saúde. Uma desidratação leve pode ser indicada pela urina amarela escura, e outras colorações podem estar associadas a condições mais graves.
A cor do xixi pode ser um indicador de saúde importante para nosso corpo. Como é conhecida popularmente, a cor amarela é a padrão comum da urina, no entanto, há uma ampla gama de tonalidades que podem surgir e cada uma carrega seu próprio significado.
Em entrevista ao Terra, a médica nefrologista e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Bahia, Ana Flávia Moura, explica que, idealmente, a urina precisa ser amarela clara e com uma aparência transparente.
“Estar atento à coloração da urina é importante, pois ela pode indicar alterações brandas, como uma desidratação leve, ou até uma condição mais grave, como uma rabdomiólise (ruptura das fibras musculares) ou infecção”, diz a especialista.
A médica detalha quais cores a urina pode apresentar e o que isso pode significar na sua saúde:
- Amarela escura pode sugerir desidratação.
- Alaranjada pode estar associada ao uso de medicamentos ou consumo excessivo de alguns alimentos.
- Verde ou azul também pode estar associada ao uso de medicamentos ou a presença de infecção por uma bactéria chamada Pseudomonas aeruginosa.
- Avermelhada ou amarronzada pode significar hematúria franca (perda de sangue na urina), o que pode indicar a presença de lesão renal.
É importante destacar que alguns medicamentos como propofol, azul de metileno, amtripitilina, metoclopramida e indometacina podem tornar a urina esverdeada; e medicamentos como rifampcina, pyridium e nitrofurantoína podem tornar a urina alaranjada.
Além disso, alguns alimentos também podem pigmentar a urina. Aspargo e folhas verdes ricas em clorofila, como o espinafre, podem deixar a urina verde. Alimentos ricos em carotenoide, como beterraba e cenoura, podem deixar o xixi alaranjado.
A nefrologista alerta que mudanças na coloração da urina devem ser sempre consideradas um sinal de alerta.
“Em geral, a urina amarela escura sugere desidratação e costuma melhorar com o consumo adequado de água. A persistência da alteração após adequada hidratação ou urina em outra coloração pode sugerir condições patológicas mais graves e precisam ser avaliadas por um nefrologista para adequada investigação, diagnóstico e tratamento”, indica a médica.