À medida que as temperaturas sobem, muitas pessoas tentam encontrar maneiras de se manterem saudáveis e em forma. No entanto, nem tudo o que vemos circulando por aí é realmente verdadeiro e seguro. Quem nunca ouviu dizer, por exemplo, que treinar no calor emagrece mais? Esse é apenas um dos mitos que podem confundir as pessoas quando se trata de cuidados com o corpo no verão.
Pensando em te ajudar a não cair em ciladas, a seguir, o Dr. Thiago Viana, médico de esporte e nutrólogo, esclarece algumas das principais dúvidas sobre esse tema. Confira!
MITOS E VERDADES SOBRE SAÚDE NO VERÃO
Treinar no calor emagrece mais?
Mito
Se exercitar em dias quentes favorece a perda de água, mas não a de gordura. Inclusive, devido ao risco de desidratação, ela pode ser bastante perigosa, principalmente se não nos hidratarmos adequadamente.
Segundo o especialista, para perder peso de um jeito sustentável e sem complicações à saúde, o ideal é adotar uma rotina de exercícios equilibrada e uma dieta balanceada.
O verão acelera o metabolismo?
Verdade, mas com ressalvas
O Dr. Viana afirma que o organismo pode gastar mais energia para se resfriar, porém esse efeito é mínimo e não deve ser considerado como forma de queima calórica expressiva.
Alimentos picantes refrescam o corpo?
Mito
Apesar de induzirem o suor, que pode proporcionar uma certa sensação de frescor, os alimentos picantes não diminuem a temperatura interna do corpo. Para aliviar o calor, a hidratação e o consumo de alimentos ricos em água são os caminhos mais eficientes.
Dormir no frio ajuda na recuperação muscular?
Verdade
Temperaturas mais baixas durante a noite podem garantir um sono mais revigorante e, consequentemente, melhorar a recuperação muscular.
Sauna desintoxica o organismo após os excessos alimentares?
Mito
A sauna, que provoca suor e perda de minerais, não é indicada como uma estratégia eficaz para desintoxicar o corpo, como muitos acreditam. Na verdade, esse é um processo natural gerido pelo nosso fígado e rins.
Bebidas detox aceleram o metabolismo?
Mito
As bebidas detox podem até ser nutritivas, mas não existem evidências científicas de que aceleram o metabolismo ou contribuam para uma perda de peso significativa.
Jejum intermitente é solução para perda de peso?
Mito
Na busca por um emagrecimento rápido, algumas pessoas acabam apostando no jejum intermitente. Entretanto, é necessário entender que esse método não é adequado para todos e pode até mesmo desencadear problemas de saúde sérios, como distúrbios alimentares ou deficiências nutricionais.
Antes de colocar em prática qualquer estratégia de perda de peso, especialmente o jejum intermitente, é indispensável procurar uma orientação de um médico ou nutricionista. Esses profissionais vão avaliar as suas particularidades e indicar qual é a abordagem ideal para você atingir os seus objetivos.