Não dá para negar que as comidas e bebidas das festas de fim de ano são uma verdadeira tentação. Mas será que é possível aproveitar as delícias desse período preservando boa parte dos ganhos obtidos com o exercício físico ao longo do ano? Especialistas dizem que sim e a chave está em manter uma rotina ativa, inclusive entre o Natal e o Ano Novo.
Recentemente, acadêmicos como o fisiologista Dan Gordon, da Universidade de Cambridge, têm apontado que duas a quatro semanas de sedentarismo são suficientes para trazer perdas de até 10% no âmbito do condicionamento cardiovascular, bem como diminuir cerca de 13% o número de fibras musculares usadas na musculação.
Com base nesses estudos, Lucas Farias, treinador da Smart Fit, afirma que encontrar formas de se exercitar durante as festas é indispensável não apenas para reduzir os impactos dos excessos, mas também garantir um retorno menos doloroso no início do próximo ano.
"Mesmo os exercícios de baixa intensidade nos ajudam a preservar os resultados, pois eles mantêm nosso metabolismo regulado como resposta aos estímulos. Se pararmos de vez, esse metabolismo vai entrar em uma nova fase de adaptação e precisará passar por outra fase regulatória no retorno aos treinos", explica ele.
Ter esse entendimento de que "o importante é se manter ativo, ainda que fora da rotina ideal" é, segundo o profissional, algo fundamental para quem planeja viajar para locais de difícil acesso a academias de musculação.
"Opte por fazer aquilo que é possível. Treinos funcionais e calistênicos (com o peso do corpo) podem ser adaptados em lugares sem quaisquer equipamentos. Outra dica, esta para quem não quer passar horas treinando, é recorrer aos exercícios intervalados e curta duração", sugere o treinador.
Vai viajar e quer se manter ativo? Confira no vídeo abaixo um treino montado por Lucas Farias e se movimente independente de onde estiver!