O campeão da 22ª edição do Big Brother Brasil, Arthur Aguiar, 35, usou seu perfil no Instagram para mostrar uma forma inusitada de curar um terçol. O cantor e ator usou o leite materno da namorada, Jheny Santucci, nos olhos.
A empresária é mãe do pequeno Gabriel, de 4 meses, fruto do relacionamento com o ex-BBB.
“Recebi várias mensagens falando pra passar no meu terçol leite da Jheny porque falaram que era bom e não sei o que lá. Ela concordou [...] pediu pra eu deitar na cama pra eu poder pingar”, disse Arthur nos stories.
Para entender se esse método é seguro e funciona, o Terra Você conversou com Nubia Vanessa, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos
O hordéolo, conhecido como terçol, é uma infecção aguda que afeta as glândulas sebáceas das pálpebras. Esta condição se manifesta como um nódulo vermelho, doloroso e inchado na margem da pálpebra, geralmente causado por uma infecção bacteriana.
A médica explica que o tratamento do terçol envolve o uso de colírios e/ou pomadas oftalmológicas, com antibióticos e anti-inflamatórios, além da aplicação de compressas mornas no local. Em alguns casos, pode ser necessário realizar a drenagem do terçol através de um procedimento cirúrgico.
A oftalmologista destaca que o leite materno não é indicado para tratamentos de terçol, conjuntivite ou qualquer doença oftalmológica e contém proteínas que podem servir como alimento para as bactérias que estão causando o terçol.
“Você estaria alimentando essa bactéria com um alimento nobre, que é o leite materno, podendo até fazê-la ficar resistente e forte. Isso não é indicado”, alerta a médica.
Para prevenir o terçol, é fundamental manter boas práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente, evitar tocar os olhos com as mãos sujas e remover completamente a maquiagem dos olhos antes de dormir.