Nova pesquisa sugere que doses de álcool, mesmo em quantidade moderada, podem diminuir a qualidade do sono e o tempo de sono REM. O horário do consumo também influencia no quanto isso vai atrapalhar.
Se você planeja beber algumas doses no fim de semana, aqui vai uma dica: novas pesquisas sugerem que apenas algumas doses podem prejudicar seu sono – mas o horário do consumo pode determinar o quanto isso vai te atrapalhar.
Cientistas analisaram bebedores sociais que consumiam cerca de 9 a 12 doses por semana e então os colocaram em um experimento de 2 semanas. Durante três noites, os participantes tomaram três doses cerca de uma hora antes de dormir, ou receberam um placebo (uma bebida sem álcool).
Aqueles que beberam álcool passaram menos tempo no sono REM, tiveram menor qualidade de sono e menos sono profundo do que aqueles que tomaram o placebo. Curiosamente, o impacto do álcool no organismo teve efeitos diferentes nas três noites.
A primeira noite de bebida foi a que mais prejudicou a qualidade do sono. Ao mesmo tempo, as noites repetidas de bebida levaram a uma piora do sono REM. Em outras palavras, beber constantemente desgasta seu corpo ao longo do tempo, mas mesmo uma noite pode atrapalhar a qualidade do sono.
A influência do álcool no seu sono depende parcialmente de quão perto da hora de dormir você bebe. Pesquisas anteriores sugerem que o corpo leva cerca de 1 hora para metabolizar uma dose. E para cada dose adicional, você precisará de mais uma hora. Então, se você for beber algumas doses, quanto mais cedo na noite você as tomar, menor a chance de prejudicarem seu sono.
Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.