Depois de levar postos volantes para locais como estações de Metrô e estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, levará, a partir desta semana, a vacina contra o sarampo às escolas estaduais, creches e universidades da capital paulista.
A ação continua focada no público-alvo, composto por crianças de seis meses a 1 ano de idade incompletos e jovens de 15 a 29 anos, e está sendo organizada de acordo com a demanda e o calendário das equipes de saúde. O balanço da vacinação nas instituições de ensino será divulgado no fim da campanha, previsto para 31 de agosto.
A campanha, que já havia sido lançada na capital, em Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, também passou a abranger as cidades de Barueri, Carapicuíba, Diadema, Mairiporã, Mauá, Santana de Parnaíba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra, todas elas na região metropolitana.
Em balanço divulgado nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de São Paulo afirma que a campanha atingiu o número de 758.987 doses aplicadas desde o seu início, em 10 de junho, atingindo uma cobertura de 23,5% entre o público jovem (15 a 29 anos) e 15% entre as crianças de 6 meses a 1 ano de idade incompleto.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Todas as pessoas que não tenham o registro da vacina contra o sarampo em suas carteiras de vacinação devem ser imunizadas. Há uma preocupação especial com as crianças, que são o grupo de maior risco em adquirir a doença. Não há validade da vacina contra o sarampo.
Veja onde estão os postos de saúde para se vacinar na Grande SP
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
A vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de segunda a sexta-feira e também aos sábados e feriados nas AMA/UBS integradas. A lista dos postos pode ser acessada neste link.
Mutirão dos Bairros
No próximo sábado, 10, a vacina contra o sarampo também estará disponível na edição do Mutirão dos Bairros, que levará serviços para a região do Ipiranga.
Escolas, creches e universidades
A vacinação nas escolas, creches e universidades de São Paulo teve início na volta às aulas, no dia 31 de julho e deve ser mantida até o dia 31 de agosto em todas as unidades municipais e estaduais. As doses serão distribuídas para alunos e professores.
Escolas municipais
Em entrevista à Rádio Eldorado, a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Perez, conversou com a jornalista Carolina Ercolin sobre o cronograma de vacinação contra o sarampo nas escolas municipais. Ouça a entrevista.