Alimentação regrada, pequeno consumo de álcool, sono em dia e a constante prática de atividades físicas são os principais cuidados de quem conduz a vida de maneira leve. No entanto, essas condições não são bastantes e alguns consumos em excesso na vida fitness reflete na saúde bucal.
REFLEXOS NA VIDA FITNESS
A saúde oral de quem pratica atividades físicas deve receber tanta atenção quanto a musculatura e outras regiões, que são diretamente ligadas ao rendimento. Nesse sentido, complicações bucais comprometem a região e o desempenho nos treinos e competições.
Marcela O'Neal é cirurgiã-dentista e ponderou que algumas dietas cumpridas pela maioria dos atletas permitem o surgimento de problemas associados à cavidade oral. "Eles consomem muitas calorias ao longo do dia, como barras de proteínas e suplementos esportivas, que são ácidos e possuem alto teor de açúcar. Esses alimentos aumentam a respiração bucal, a redução do fluxo de saliva e deixa região seca em condições ideais para o surgimento de bactérias", disse.
O'Neal acrescentou que a alimentação "turbinada" por açúcares e escovação incorreta prejudicam a qualidade do sorriso, fatores que interferem no funcionamento do corpo. Outros riscos são cáries, gengivite, erosões dentárias e o bruxismo para quem pratica esporte.
"Em períodos de irritação, o corpo humano libera hormônios que produzem um alto índice de adrenalina. Essa mudança pode causar o chamado efeito pró-inflamatório, fazendo com que o organismo potencialize o surgimento de doenças periodontais", destacou.
As proposta nutricionais, de fisioterapia e de treinamento são prioridades junto com a saúde bucal para quem quer ser 100% fitness. "O ideal é escovar os dentes duas vezes ao dia por pelo menos dois minutos e fazer a higienização correta entre os dentes e a língua. Mastigar chicletes sem açúcar e enxaguar a região com água após as refeições quando a escovação não for possível também é uma opção", concluiu Marcela.
DÉFICIT
É o tipo de assunto que merece atenção não só de quem é adepto ao movimento fitness, ou seja, esse assunto é pertinente a toda população brasileira. Além disso, quem trouxe esse assunto à tona foi o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio de pesquisa feita no ano de 2019 e divulgada em 2020.
Esse trabalho acusou que apenas 53% dos brasileiros usam o fio dental, escova e creme dental. Também expôs que 89% faz a higienização por menos de duas vezes ao dia.