Vídeo: emagrecer rápido não é a solução, diz a Ciência

É possível perder peso rápido demais? Ou isso é um caminho para o fracasso?

5 abr 2024 - 06h55
(atualizado às 12h44)
Resumo
Uma pesquisa realizada com participantes do programa 'The Biggest Loser' dos Estados Unidos revelou que, seis anos após a perda de peso, 13 dos 14 participantes recuperaram o peso. O fato mais alarmante é que eles também queimavam significativamente menos calorias depois de recuperar o peso, mesmo que sua taxa metabólica dependesse do seu peso corporal.
Sem pressa: emagrecer rápido não é a solução, diz a Ciência
Video Player

A maioria das dietas enfatiza o quão rapidamente elas fazem você emagrecer, o que pode ser o motivo pelo qual elas falham. Pesquisas sugerem que perder peso muito rápido e de forma radical pode tornar mais fácil recuperá-lo (e mais difícil perdê-lo novamente).

Cientistas estudaram participantes do programa "The Biggest Loser", nos Estados Unidos. Eles os analisaram após a perda de peso e acompanharam seis anos depois. A maioria dos participantes (13 dos 14) recuperou o peso no acompanhamento. Mas tem um detalhe a mais: após recuperar o peso, o metabolismo deles estava mais lento do que antes, e eles queimavam significativamente menos calorias.

Publicidade

Apesar do que algumas pessoas acreditam, você queima mais calorias quanto mais pesado estiver. Isso porque sua taxa metabólica depende do seu peso corporal. Quanto mais você pesa, mais energia seu corpo queima para funcionar. 

Em média, o grupo queimava 2.600 calorias por dia antes da competição. Após a perda de peso, esse número caiu para cerca de 2.000 calorias por dia. No entanto, uma vez que recuperaram o peso na consulta de 6 anos, a queima de calorias deles desacelerou para apenas 1.900 calorias por dia.

Há muitas razões potenciais para esse resultado, mas é outro sinal de que fazer muita coisa muito cedo não é apenas insustentável, mas também pode testar os limites da velocidade com que seu corpo deseja perder peso e, portanto, tornar mais difícil mantê-lo.

Isso não significa que você não possa ser agressivo na perda de peso, mas significa que você deve ficar atento a promessas que tentam ajudá-lo a perdê-lo o mais rápido possível a qualquer custo. Em vez disso, vimos milhares de pessoas transformarem sua saúde focando em hábitos e rotinas sustentáveis.

Publicidade

Uma perda de peso saudável é normalmente de meio quilo a um quilo por semana, no máximo. E quanto menos peso você tiver para perder, mais lento será o processo.

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se