Vitamina B e repelentes caseiros espantam o mosquito da dengue? Veja mitos e verdades

Repelentes naturais não são efetivos contra o mosquito Aedes aegypti. Saiba como afastar os mosquitos.

13 mar 2024 - 12h41
Resumo
O aumento de casos de dengue no Brasil gerou diversas especulações acerca da prevenção ao mosquito Aedes aegypti. A vitamina B não tem capacidade de prevenir, repelentes caseiros também não são recomendados. Usar repelentes aprovados pela Anvisa com o ingrediente ativo Icaridina (Picaridina) ou DEET ainda é o mais indicado.
Foto: iStock

Com o aumento de casos de dengue no Brasil, diversas especulações acerca da prevenção ao mosquito Aedes aegypti estão sendo espalhadas em redes sociais e aplicativos de mensagens. Porém, vitaminas e repelentes caseiros que prometem afastar o inseto são eficazes?

Vitamina B espanta o mosquito da dengue?

A vitamina B oferece inúmeros benefícios ao corpo humano, mas nenhum deles é prevenir a picada do mosquito da dengue. De acordo com Vitor Dominato, nutrólogo do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), essa ideia surgiu da suposição de que tomar vitaminas do complexo B pode afastar os mosquitos transmissores da doença. Porém, não existem estudos que comprovem cientificamente essa teoria.

Publicidade

Repelentes caseiros funcionam para o mosquito da dengue?

O médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucas Miranda, diz que não é recomendado que se aplique misturas caseiras na intenção de repelir o mosquito transmissor da dengue. 

Além de não ter eficácia comprovada,   essas soluções caseiras normalmente combinam esses ingredientes sozinhos ou diluídos com álcool e podem acabar gerando dermatites ou outras reações dermatológicas.

O que passar na pele para espantar mosquito da dengue?

A principal recomendação do Ministério da Saúde é que se use repelentes aprovados pela Anvisa.  A dermatologista Nicolly Machado indica aqueles que contêm os ingredientes ativos Icaridina (Picaridina) e DEET. 

De acordo com a  especialista, esses ingredientes têm demonstrado serem eficazes na repelência de mosquitos, incluindo o da dengue. Quanto à concentração de Icaridina e DEET, é recomendado que o repelente contenha pelo menos 20% de Icaridina ou 30% de DEET para uma maior eficácia contra o mosquito da dengue.

Publicidade

O que tomar para me prevenir da dengue?

Não existe tratamento antiviral para prevenir a dengue. Como  medida de prevenção à doença, o Ministério da Saúde implementou a Qdenga, vacina contra a dengue produzida pelo laboratório japonês Takeda, no calendário do Sistema Público de Saúde. 

Foram distribuídas mais de 1,2 milhão de doses da vacina. Cerca de 250 mil doses foram aplicadas na rede pública de saúde. A faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

Cuidados gerais que espantam o mosquito da dengue

O Ministério da Saúde reforça que, embora o país conte com as primeiras doses da vacina, essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. 

A melhor forma de se proteger contra a dengue ainda é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros de água parada. A utilização de repelentes também é recomendada por médicos.

Publicidade

Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti

Quando ir ao médico

O recomendado é procurar atendimento médico assim que os principais sintomas apareçam para evitar a evolução da doença e o uso de medicamentos não apropriados. Entres os sintomas da dengue, estão:

  • Febre, com duração de 2 a 6 dias; 
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Cansaço;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Manchas vermelhas pelo corpo.

O que gestantes precisam saber sobre a dengue O que gestantes precisam saber sobre a dengue

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações