A princípio, o termo “cara de travesseiro” parece um xingamento infantil, mas, para quem passou dos 30, essa é uma realidade que vira e mexe aparece no espelho, logo depois de acordar.
“As linhas causadas pelo travesseiro são rugas matinais temporárias que aparecem devido ao posicionamento facial ou corporal durante o sono, resultando em pressão irregular e dobramento da pele, mas que tem muita relação com a falta de hidratação ou a própria perda de colágeno decorrente do envelhecimento. De qualquer maneira, elas servem como um sinal de alerta de que é hora de ter um cuidado maior com essa pele”, explica Ana Maria Pellegrini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e responsável técnica da clínica Pelle.
De acordo com a médica, certas posições para dormir aumentam as chances de criá-las.
“As pessoas que dormem de lado e de bruços frequentemente acordam com essas rugas. Em alguns casos, isso é tão claro que é possível identificar em que lado do rosto as pessoas gostam de dormir, porque o envelhecimento é mais avançado nesse lado”, explica a médica.
Mas a posição de dormir não é a única culpada: “Pacientes que não hidratam a pele à noite têm maior tendência a acordar com essas linhas no rosto. Isso porque o ressecamento deixa a pele mais suscetível a danos e a pressão prolongada e repetitiva nas mesmas áreas do rosto pode contribuir para o envelhecimento prematuro da área”, comenta a dermatologista.
“Além disso, o material da sua roupa de cama pode afetar a probabilidade de desenvolver estampas de travesseiros na pele. Tecidos mais ásperos podem criar linhas mais pronunciadas, enquanto materiais mais suaves, como seda ou cetim, têm menos probabilidade de causá-las.”
Existem ainda outros fatores
Outros fatores também podem fazer parte do problema. “O processo natural de envelhecimento desempenha um papel importante no aparecimento dessas rugas. À medida que envelhecemos, nossa pele perde colágeno e elasticidade, tornando-a mais propensa a formá-las. Se isso está aparecendo com muita frequência, pode ser indicada uma visita ao dermatologista para começar os trabalhos de prevenção do envelhecimento, com a orientação adequada dos produtos cosméticos e a indicação de tratamentos”, explica Ana Maria Pellegrini.
A médica explica que as estampas de travesseiros na pele podem ser um indicador do que está acontecendo em um nível mais profundo. Embora as marcas em si sejam inofensivas, a forma como a pele reage a elas pode ser um bom indicador da sua saúde geral e elasticidade.
“Se você notar que as linhas demoram mais para desaparecer, pode ser um sinal de diminuição da elasticidade da pele, o que é uma parte normal do envelhecimento. Os procedimentos como bioestimuladores injetáveis ou ultrassom microfocado, como as tecnologias Atria ou Ultraformer MPT, podem ajudar. Então, a dica é prestar atenção na rapidez com que sua pele se recupera dessas rugas”, explica a médica.
Dormir de barriga para cima
Algo que pode ajudar, embora seja um desafio para muitos, é tentar dormir de barriga para cima.
“É a melhor posição no que diz respeito ao envelhecimento, porque se você estiver de costas, evita o contato direto entre a pele e o travesseiro”, comenta.
Se isso não funcionar, quem dorme de lado e de bruços deve considerar fronhas feitas de tecidos ultrassuaves.
“As fronhas de seda são feitas de fibras naturais, têm atrito mínimo e oferecem respirabilidade, por isso são um material ideal para combater as rugas do sono”, explica a médica.
Mudar os produtos da sua rotina skincare também pode ajudar. “Manter a boa saúde da pele por meio de hidratação, dieta balanceada e rotinas adequadas de cuidados com a pele também pode ajudar. A pele bem hidratada e nutrida tende a se recuperar mais rapidamente dessas rugas temporárias.”
A médica recomenda apostar em ativos hidratantes, como as ceramidas, o ácido hialurônico, a niacinamida ou as aquaporinas, associados a um cuidado noturno orientado por médico, podendo ou não conter ácidos como o glicólico, salicílico ou retinóico para melhorar a renovação celular. É fundamental também beber água o suficiente ao longo do dia.
“Se você estiver desidratado, sua pele não se recuperará tão facilmente. Manter a hidratação adequada reduz a chance de as estampas do travesseiro se fixarem”, finaliza ela.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.