O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) reafirmou que nesta segunda-feira vai assinar decreto que renova as medidas restritivas recomendadas pelas autoridades da Saúde para combater a pandemia de coronavírus no Estado. "Amanhã (segunda-feira), 30 de março, assino decreto renovando as medidas restritivas", escreveu o governador em sua conta no Twitter na tarde deste domingo.
"Essa decisão é baseada na avaliação da OMS e das autoridades sanitárias. Não desafie o novo coronavírus. Não siga atitudes impensadas e descoladas da realidade", completou o governador, citando a Organização Mundial da Saúde e fazendo uma possível referência não expressa ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que insiste na tese de que só idosos e portadores de doenças crônicas devem ser isolados, e o restante da população deve voltar à rotina. Desde o ano passado, Witzel e Bolsonaro são adversários políticos.
Witzel já havia anunciado que renovaria o decreto atualmente em vigor, que terá validade por mais 15 dias. A medida proíbe o acesso às praias, suspende linhas rodoviárias e aéreas entre o Rio e Estados brasileiros e países onde há casos de covid-19 e interrompe a circulação de linhas de ônibus entre o município do Rio e as cidades vizinhas, entre outras medidas.