Xuxa dá carona em sua nave para Zé Gotinha em nova campanha de vacinação; veja vídeo

Ministério da Saúde fará ações específicas para cada região do Brasil; País tem registrado baixos índices de imunização nos últimos anos

17 ago 2023 - 16h50
(atualizado às 16h55)
Nova campanha de vacinação do Ministério da Saúde traz Xuxa ao lado de Zé Gotinha
Nova campanha de vacinação do Ministério da Saúde traz Xuxa ao lado de Zé Gotinha
Foto: Divulgação / Estadão

O governo federal lança nesta quinta-feira, 17, nova campanha publicitária para incentivar a vacinação no país. No vídeo, que será exibido na TV aberta em rede nacional, a apresentadora Xuxa dá carona para Zé Gotinha em sua nave para mobilizar os brasileiros a irem aos postos de saúde tomar vacina.

Mascote da imunização no país, Zé Gotinha toca a campainha da casa de Xuxa para pedir ajuda para convocar crianças e adolescentes. "Algumas doenças estão voltando e atingindo as crianças e adolescentes", diz Zé Gotinha, que é respondido por Xuxa: "Por isso a participação dos pais ou responsáveis é muito importante", explica ela.

Publicidade

A campanha tem como objetivo retomar o crescimento dos índices de vacinação no País, que têm registrado baixas nos últimos anos. Na semana passada, o Ministério da Saúde iniciou ações de multivacinação pelo País, começando pelo Pará. De acordo com a pasta, até o fim do ano, todos os Estados receberão eventos dedicados ao tema. Entre as medidas está a realização do "Dia D de imunização".

As propagandas do Ministério da Saúde sobre o tema também serão veiculadas com estratégias específicas para cada região do País. Nas peças regionais, os conteúdos abordam aspectos da realidade local. O Pará foi o primeiro Estado a veicular as propagandas, a partir do último dia 10.

Além das peças publicitárias, a pasta tem feito planejamentos focados em aspectos regionais. Assim, a estratégia para subir a vacinação em cada Estado será desenhada de maneira diferenciada com cada unidade da federação. Até o momento, Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Roraima e Maranhão já receberam o treinamento. As próximas etapas ocorrerão no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal a partir do dia 23.

Publicidade

Uma das maiores preocupações do Ministério da Saúde é a baixa cobertura vacinal contra poliomielite. No ano passado, a cobertura contra a doença foi de 77,19%, bem abaixo da meta de 95%.

"O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes", afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em nota divulgada pela pasta.

Problema de saúde faz Virginia Fonseca adiar planos do terceiro filho com Zé Felipe Problema de saúde faz Virginia Fonseca adiar planos do terceiro filho com Zé Felipe

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se