Para algumas pessoas, o rosto mais arredondado pode ser uma característica incômoda, mas é possível reverter essa situação, pois, para além de um aspecto genético, o volume facial pode ser causado por acúmulo de gordura ou inchaço.
Ao MinhaVida, Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que dentre os principais fatores por trás do rosto arredondado, estão o aumento do peso corporal (que eleva o tecido adiposo facial), as alterações hormonais, como os níveis de cortisol e insulina elevados, e a retenção de líquidos.
"O consumo excessivo de sal, por exemplo, favorece a retenção de água e, consequentemente, o inchaço facial. A falta de sono e o estresse elevado também podem aumentar a produção de cortisol, promovendo o armazenamento de gordura no corpo, inclusive na região facial".
Leia também: Se você quer perder a pochete de vez, seu café da manhã deve incluir esses 7 alimentos
Como a alimentação influencia na aparência do rosto?
A alimentação tem um impacto importante na saúde da pele e no aspecto do rosto. Segundo Letícia, alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras saturadas, por exemplo, são alguns dos principais responsáveis pelo inchaço facial, retenção de líquidos e acúmulo de gordura.
...
Veja também
Edema facial: causas e tratamento
Obesidade graus I, II e III: cálculo do IMC, tratamentos e cuidados
Quantas calorias comer por dia para perder gordura? Nutricionista explica
3 procedimentos estéticos que essa dermatologista JAMAIS faria ou indicaria para seus pacientes
Mounjaro: o que faz o remédio chamado de 'Ozempic de rico' emagrecer ainda mais rápido