Oferecimento
Vida e Estilo

Sonha em empreender? Os principais erros que comprometem o crescimento dos negócios

Especialista alerta para os riscos de crescer sem planejamento e aponta soluções para uma expansão sustentável

26 mar 2025 - 20h31

Expandir seus negócios é o sonho de muitos empreendedores, mas sem planejamento adequado, o crescimento pode se tornar um grande risco. A falta de estrutura financeira, a escolha errada do momento para expandir e a ausência de uma equipe preparada estão entre os principais desafios enfrentados por empresas que buscam crescer.

Foto: Revista Malu

Planeje o seu negócio com cuidado

Segundo o especialista em educação empresarial e gestão emocional, Leonardo Loureiro, um dos maiores erros cometidos por empreendedores é a subestimação dos custos envolvidos no processo de expansão. "Muitos acreditam que apenas o aumento das vendas será suficiente para cobrir os novos investimentos. Mas, esquecem de considerar despesas como capacitação da equipe, infraestrutura e operação. Sem um planejamento financeiro sólido, a expansão pode levar a empresa a um endividamento perigoso", alerta Loureiro.

Publicidade

Outro desafio comum é a entrada precipitada em novos mercados e áreas de operação. Para Loureiro, a empolgação pode levar a decisões impulsivas, sem a devida pesquisa de mercado. "Expandir exige um estudo detalhado da demanda, da concorrência e do perfil do público-alvo. Sem isso, há um grande risco de não conseguir se posicionar de forma competitiva e perder recursos importantes no processo", explica o especialista.

Cuidar da equipe é essencial

A gestão da equipe também é pontuada como um fator determinante para o sucesso da expansão. Sem o preparo da equipe para os novos desafios, não há por que começar a crescer.  Para Leonardo, uma expansão bem-sucedida depende de líderes capacitados e de um time alinhado com os objetivos e valores do negócio.

"Além disso, no processo de expansão, o bem-estar da equipe precisa estar acima de qualquer meta. Implementar um mapeamento de saúde mental dentro da empresa é um diferencial para evitar sobrecarga e manter a produtividade. O crescimento traz desafios e pressões adicionais, e é essencial que o empresário cuide da saúde emocional dos seus colaboradores. Empresas que promovem um ambiente saudável e oferecem suporte psicológico tendem a ter equipes mais engajadas e preparadas para os desafios do crescimento", destaca o especialista.

Hora de evitar os erros nos negócios

Leonardo sugere ainda que, para evitar esses erros e garantir um crescimento sólido, o planejamento estratégico de crescimento deve começar com uma análise detalhada do mercado e dos concorrentes, permitindo que a empresa identifique oportunidades reais de crescimento. Também é fundamental a definição de metas claras e alcançáveis. Bem como, a elaboração de um plano financeiro, que contemple investimentos necessários, fluxo de caixa e retorno esperado. Além disso, a capacitação contínua da equipe e a implementação de ferramentas de educação corporativa, como cursos preparatórios, são essenciais para manter o controle sobre o crescimento e garantir sua sustentabilidade. 

Publicidade

"Expandir não é apenas aumentar a receita, mas sim fortalecer as bases do negócio para que ele possa crescer de forma sustentável e lucrativa a longo prazo", conclui Leonardo.

Revista Malu
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se