Recentemente, Isabella Fiorentino utilizou suas redes sociais para revelar um de seus segredos de beleza muito simples e acessível. O gelo é o único elemento necessário e, segundo a modelo, a técnica possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta o fluxo sanguíneo, ajuda a desinflamar espinhas, na constrição de poros e ainda faz drenagem. Será mesmo? Para descobrir se a técnica de skincare de Isabella Fiorentino possui todos esses benefícios, chamamos as dermatologistas, Dra. Maria Paula Del Nero e Dra. Anna Paula Bomtempo, para contar toda a verdade. Confira:
Quais os benefícios de passar gelo na pele?
Segundo Anna Paula Bomtempo, da Human Clinic, aplicar gelo pode ser eficaz para reduzir o inchaço, pela manhã principalmente, pois a baixa temperatura faz os vasos sanguíneos se contraírem, diminuindo o fluxo sanguíneo na área aplicada. A técnica de skincare de Isabella Fiorentino tende também a suavizar os poros, melhorar o aspecto da pele, dando um viço, contribuir com a fixação da maquiagem e tirar as vermelhidões pontuais, como na acne inflamatória.
Ademais, a profissional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Paula Del Nero, o gelo ameniza os sinais deixados por procedimentos estéticos ou a marca depois de uma batida, promovendo uma sensação de alívio. Outra dica que ela dá é usá-lo para ter a sensação refrescante em dias quentes ou após tratamentos mais agressivos.
Quanto tempo o gelo pode ficar na pele?
Ambas as especialistas alertam que o gelo não pode ficar em contato com a pele por longos períodos. "O tempo de aplicação deve ser curto, entre 5 e 10 minutos, para prevenir irritação ou queimaduras", afirma Bomtempo. Outro detalhe importante é não aplicá-lo diretamente. Em vez disso, o enrole em um pano ou utilize uma bolsa de gelo própria para o rosto.
Quais são os cuidados necessários com o gelo na pele?
Primeiramente, se você tiver rosácea, a pele muito sensível, evite a técnica, pois a técnica pode agravar as condições. Por fim, é melhor tomar cuidado com as áreas delicadas, como ao redor dos olhos, já que exigem mais cautela para não causar irritação.