Hoje, 12 de outubro, é o Dia das Crianças! E, além de cuidar bem das crianças ao seu redor, é importante também saber como cuidar daquela que ainda existe dentro de você. Afinal, todo mundo tem uma criança interior, não é mesmo?
De acordo com a especialista em autoconhecimento Renata Fornari, é entre o nascimento e os sete anos que a pessoa aprende a criar uma imagem de si mesma e do mundo.
"A criança que ouviu muitas críticas, foi muito comparada e sofreu bullying vai criar uma imagem negativa a respeito dela mesma, assim como em relação às várias áreas da vida, de acordo com o que ela ouviu. Segundo Louise Hay, para curarmos qualquer área da nossa vida que hoje não está fluindo bem, precisamos ressignificar o que essa criança aprendeu", explica Renata.
Assim, é preciso se reconectar com sua criança interior e resgatar a autoestima perdida. Mas como fazer isso? A seguir, a especialista explica algumas técnicas, que devem ser realizadas diariamente:
Respiração e pensamento
Na primeira técnica, você irá fechar os olhos e fazer três respirações profundas. Pense em uma cena vivida por você até os 7 anos de idade. Não julgue o que seu inconsciente trouxe, apenas visualize detalhadamente o acontecimento que veio à sua mente.
Fale com a sua imagem e diga que, a partir de agora, gostaria de se conectar mais com ela. Mentalize a sua criança interior te dando um abraço apertado. Finalize com mais uma respiração profunda e abra os olhos.
Pergunta para sua criança interior
Na segunda, visualize mentalmente a imagem de você nessa época, feche os olhos e pergunte: "O que eu posso fazer hoje para te deixar feliz?" E pode ser algo muito simples como tomar um sorvete, comer pipoca ou até mesmo assistir um filme.
Não se trata de uma coisa ou algum presente material, mas sim de ter o desejo de passar um momento divertido com a nossa criança interior.
Outras dicas
Outras orientações para realizar essas técnicas diárias são olhar fotos suas quando criança ou usar um espelho. Olhe no espelho e conecte-se com o seu próprio olhar e sinta que está se conectando com o olhar da sua criança interior.
O nosso olhar nunca muda. Sinta que está se comunicando com ela e se fazendo presente para ela.