Quando uma mulher engravida, os riscos aumentam e os questionamentos surgem, principalmente quando o assunto é tratamento estético. "Um ponto importante a ser considerado é que a segurança dos tratamentos não é amplamente estudada em gestantes e lactantes. Por isso, é necessário manter uma abordagem conservadora, preferindo aqueles que são amplamente utilizados há anos, sem complicações conhecidas", aponta a dermatologista Barbara Miguel, do Hospital Israelita Albert Einstein.
"Alguns produtos químicos podem atravessar a barreira placentária, afetando o feto em desenvolvimento, podendo levar a consequências graves, como malformações e complicações na gestação", continua. Então, com ajuda da Agência Einstein, veja abaixo o que uma grávida pode ou não fazer de procedimento estético e tire suas dúvidas em relação à amamentação também.
Gestação
Durante a gestação, a pele fica muito mais sensível a ácidos, limpezas e lasers, por exemplo. Sendo assim, há uma maior probabilidade de sofrer com manchas e queimaduras, alerta o dermatologista Abdo Salomão Jr., da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Tratamentos permitidos: Skincare com produtos liberados para a gestação, limpeza de pele suave, drenagem linfática manual para reduzir o inchaço.
Substâncias que gestantes não devem usar: Beta hidroxiácidos (caso do ácido salicílico), retinoides (ácido retinóico, retinaldeído, adapaleno, tretinoína, isotretinoína), formol, ureia em concentrações acima de 3%, hidroquinona, parabenos e chumbo. "Verifique sempre a presença desses ingredientes em cosméticos e procedimentos estéticos desejados", indica o especialista.
Tratamentos que gestantes não devem fazer: Alisamento capilar, tintura de cabelo, lasers fracionados, ablativos e não ablativos, peelings químicos com ácidos retinoico e salicílico, procedimentos injetáveis, como preenchimentos, toxina botulínica e bioestimuladores, laser facial, depilação definitiva, luz intensa pulsada e ultrassom microfocado.
Amamentação
Procedimentos permitidos: Limpeza de pele, laser (com atenção ao risco de hiperpigmentação) e microagulhamento.
Tratamentos que merecem avaliação caso a caso: Toxina botulínica, preenchimento e peelings.
Tratamentos proibidos: Alisamento capilar.