Oferecimento

Três dicas para os pais conseguirem manter o sono das crianças nas festas de fim de ano

O neurocirurgião especializado em desenvolvimento infantil deu alguns conselhos para ajudarem os responsáveis a não atrapalharem a rotina dos pequenos

26 dez 2024 - 13h51

Do início da vida até os primeiros sete anos o impacto emocional das ações e da maneira como os responsáveis cuidam das crianças interfere diretamente na maneira como elas irão lidar com o mundo na fase adulta. Para isso, além dos cuidados essenciais como alimentação, higiene e vacinação, os cuidadores precisam aprender a respeitar cada fase do desenvolvimento infantil. E pensando em auxiliar pais e cuidadores, o neurocirurgião especializado em desenvolvimento infantil, Dr. Andre Ceballos, dá algumas dicas para as festas de fim de ano. Veja abaixo:

O especialista em desenvolvimento infantil deu 3 conselhos para ajudarem os responsáveis a não atrapalharem a rotina nas festas de fim de ano
O especialista em desenvolvimento infantil deu 3 conselhos para ajudarem os responsáveis a não atrapalharem a rotina nas festas de fim de ano
Foto: Pexels/cottonbro studio / Bons Fluidos

Três dicas para manter a rotina da criança nas festas de fim de ano

  • Respeite os hábitos: A rotina é algo primordial para o desenvolvimento infantil. Por isso, siga o horário da alimentação e do sono que os pequenos estão acostumados. "Fugir um pouco da rotina é normal, mas cuidado para não exagerar ou negligenciar as necessidades básicas da criança em prol do seu divertimento. Se algo sair da rotina, evite que outras situações agravem o stress", indica.
  • Coloque regras: Não é porque é dia de festa que está liberado beber e comer tudo o que quiser. "A alimentação também é responsável pela qualidade de vida de crianças e adultos. O excesso de refrigerantes, doces e alimentos gordurosos pode atrapalhar o sono e a disposição", alerta.
  • Tome cuidado com o excesso de telas: "Além de prejudicar o desenvolvimento, o sono e a saúde mental das crianças, o uso indiscriminado do celular é responsável por apresentar conteúdos impróprios para a idade, gerando outros problemas", conclui.

E quanto ao sono dos bebês?

A educadora e consultora materno infantil, Eliana Dias, por sua vez, deu cinco conselhos preciosos para os pais de bebês. "O principal conselho é tentar, ao máximo, manter a rotina de sono do bebê, mesmo que você precise sair. Ou os pais levam a criança já dormindo e a colocam em um lugar mais silencioso, no carrinho, ou tentam chegar mais cedo e fazer todo o ritual já no local", indica. e leia a matéria completa.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações