Com mais de 200 destinos turísticos dos mais variados perfis, entre praias, serra e interior, o Estado de São Paulo deve atrair 3,5 milhões de turistas, no Réveillon 2025.
O número foi divulgado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), que estima uma receita de R$ 4,3 bilhões.
Como não poderia ser diferente, os destinos do litoral continuam sendo os mais requisitados, cuja ocupação hoteleira é de 92%, em média, também de acordo com o CIET. Só Santos, cidade que costuma receber cerca de um milhão de pessoas para os shows e queima de fogos no dia 31, deve receber 60% de visitantes de outras localidades.
Já no Litoral Norte, Ilhabela deve superar os 58 mil visitantes no período de Ano Novo, considerando os visitantes em terra e os dos navios de cruzeiro.
Veja destinos turísticos
O litoral de São Paulo tem 880 km de extensão, uma área com cerca de 277 faixas de areia, ao longo de 16 municípios. Só em Ubatuba são mais de 70 e em Ilhabela, outras 42 opções de praias.
As Estâncias Balneárias do Estado de São Paulo estão divididas em três diferentes áreas.
No Litoral Sul ficam os municípios de Cananeia, Ilha Comprida e Iguape. Já a Baixada Santista é formada por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga. Na sequência, em direção ao Rio de Janeiro, fica o Litoral Norte, formado por São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
* distâncias aproximadas, a partir da capital paulista
BAIXADA SANTISTA
Peruíbe (141 km)
Com apenas sete praias principais, abriga sete unidades de conservação ambiental, como a Estação Ecológica Jureia - Itatins e um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.
Mongaguá (95 km)
A cidade conta com sete opções de praias, como a do Centro e a Agenor de Campos, a mais movimentada, localizada próximo da Plataforma Marítima de Pesca Amadora e do Parque Ecológico Turístico "A Tribuna".
Itanhaém (110 km)
São 26 km de praias, baías, pequenas enseadas e costões rochosos, com destaques para a Praia dos Pescadores, cenário da primeira versão da novela "Mulheres de Areia", em 1973, e a Praia da Gruta, pequena enseada onde fica a Cama de Anchieta, formação rochosa que teria sido o local preferido do padre José de Anchieta.
Praia Grande (77 km)
Com 22,5 km de praias, entre elas, Canto do Forte, Boqueirão e Ocian, o destino tem orla urbanizada com quiosques e ciclovias.
São Vicente (73 km)
Tem cerca de 5 principais faixas de areia, como a do Itararé, a maior e uma das mais agitadas, com 2.400 metros de extensão, e a tranquila Praia dos Milionários, com 200 metros de extensão, junto às pedras da Ilha Porchat.
Cubatão (66 km)
Desde abril de 2019, o destino voltou a ser classificado como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo. É o único da Baixada Santista que não é litorâneo, cujo enfoque é o ecoturismo, como o Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar.
Santos (70 km)
Localizada em uma ilha dividida com a vizinha São Vicente, a cidade tem sete praias, entre elas, a Ponta da Praia, Embaré, a central Gonzaga, Boqueirão e José Menino.
Guarujá (84 km)
São 27 opções de praias, entre as mais urbanizadas, como a das Pitangueiras, faixa de cerca de 1,8 km de extensão, entre Astúrias e Enseada, e as mais isoladas, como a exclusiva Praia do Cheira Limão, com apenas 20 metros e acesso por trilha a partir da Praia do Góes ou pelo mar.
Bertioga (105 km)
Tem 33 km de praias, com destaque para a Riviera de São Lourenço, Praia da Enseada, com com 12 km de águas calmas, e a Praia do Indaiá.
LITORAL SUL
Cananeia (260 km)
Considerado por pesquisadores "o primeiro povoado do Brasil", esse destino do extremo sul do litoral paulista é formado por quatro praias principais: Foles, Marujá, Pererinha e Laje, uma das mais isoladas, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Ilha Comprida (235 km)
Tem 74 km de praias e abriga as últimas dunas ainda intocadas do Estado de São Paulo, que podem ser conhecidas na Trilha Dunas/Juruvaúva, com 3.600 metros de extensão.
Iguape (201 km)
Com 30 km de extensão, a Praia da Jureia é a única faixa de areia desse destino histórico, considerado uma das cidades mais antigas do Brasil.
LITORAL NORTE
São Sebastião (203 km)
Tem mais de 30 praias, entre elas, Boraceia, de águas calmas, Boiçucanga, endereço de um dos finais de tarde mais bonitos do Litoral Norte, e Maresias, referência mundial do surfe.
Outro destaque é o Arquipélago de Alcatrazes, conjunto de ilhas a 35 km da cidade, onde fica o Refúgio de Vida Silvestre, a segunda maior Unidade de Conservação marinha de proteção integral no Brasil, atrás apenas de Abrolhos, na Bahia.
Ilhabela (210 km)
A Capital Nacional da Vela tem mais de 40 opções de faixas de areia, espalhadas em quatro regiões: Centro, Norte, Sul e Leste.
Entre os destaques estão a Praia do Eustáquio, com apenas 150 metros de extensão e acesso exclusivo pelo mar, e a de Castelhanos, a maior do arquipélago (1,7 km, aproximadamente) e acesso cênico por uma trilha de 15 km, que pode ser feita a pé, de bicicleta ou em veículo 4×4.
Caraguatatuba (160 km)
Caraguá é a capital do Litoral Norte e abriga cerca de 17 praias.
Ubatuba (225 km)
Entre faixas de areia continentais e em ilhas, como Anchieta e das Couves, o destino tem mais de 100 opções de praias, como a cenográfica Bonete, uma das sete paradas da Trilha das Sete Praias.