Desde 2011, o concurso 'Árvore Europeia do Ano' elege a árvore mais bonita do Velho Continente, em cerca de 16 países participantes.
Com mais de 45 mil votos populares, a última vencedora do título foi esse inusitado carvalho-roble, em Łódź, na Polônia central, um respeitoso senhor que permanece de pé, entre 150 e 200 anos.
Sem dúvida, é uma das árvores mais originais, não só da Polônia, mas de todo o mundo. E os números, assim como seu design, impressionam.
Localizado no parque Klepacza, na Universidade de Tecnologia da cidade, e declarado monumento natural polonês, desde 1990, esse Carvalho Fabrykant tem um de seus galhos em forma de S, com mais de 20 metros de comprimento.
São 22 metros de altura, um tronco com 4,5 metros de circunferência e uma copa de mais de 33 metros de largura.
Não é à toa que o exemplar é considerado o "rei dos carvalhos de Łódź", na definição do professor Jan Siciński, da Universidade de Łódź.
O concurso Tree of the Year ('Árvore do Ano', em português) foi criado na República Checa, em 2002, e anos mais tarde seria ampliado para outros países da Europa, além do Canadá, Austrália e Ásia.
Na edição de 2023 foram eleitos também um Carvalho-dragão, na Eslováquia (2º lugar), a Colônia de Macieiras de Krolevtsi (Malus domestica), na Ucrânia (3º), uma Figueira-estranguladora, no Jardim Botânico de Palermo, na Itália (4º), e um Eucalipto de Contige, em Portugal (5º).