Último município do litoral norte de São Paulo, Ubatuba não vai decepcionar no quesito praias.
Esse destino a 224 km da capital abriga cerca de cem faixas de areia e mais de 20 ilhas, cujos setores mais exclusivos ficam no arquipélago ao norte da cidade, quase no limite da vizinha Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Mas isso tem um preço.
Desde o início de 2023, o visitante deve pagar a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), cuja arrecadação, segundo a prefeitura de Ubatuba, "serve para recuperar áreas degradadas, conservar patrimônios ambientais, culturais e históricos, investir em infraestruturas turísticas, em saneamento, e projetos socioambientais".
A diária varia de R$ 3,50 (motocicletas e motonetas) a R$ 92 (ônibus) e deve ser paga no site: www.ecoubatuba.com.br.
Confira atrativos turísticos imperdíveis em Ubatuba
A poucos minutos de navegação do continente, a Ilha Anchieta é a maior de Ubatuba, com 17 km de costões rochosos e sete praias com trilhas de fácil acesso.
É ali que fica o Parque Estadual Ilha Anchieta, unidade de conservação com ruínas de uma antiga colônia penal que funcionou na primeira metade do século passado, como presídio comum e, em uma segunda etapa, com fins políticos.
Já o extremo norte de Ubatuba é conhecido pelas praias de águas cristalinas, recortadas por pedras arredondadas da Ilha das Couves, cujo excesso de visitantes que chegam em escunas têm afastado quem anda procurando exclusividade.
Por outro lado, Picinguaba, de onde saem os passeios para Couves, parece alheia à movimentação turística da região e preserva sua cenografia rústica, com ruas de areia e barquinhos atracados na baía de mar tranquilo, em frente à vila.
Equidistante 40 km do centro de Ubatuba e Paraty, esse povoado de pescadores, no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, é tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico, considerado um dos últimos exemplares caiçaras do litoral paulista.
No lado oposto fica a Ilha do Prumirim, praia de extensa faixa de areia fofa em forma de ferradura, com travessia de cerca de 3 minutos, de barco a motor, a partir da Praia do Prumirim. Com águas tranquilas e cristalinas, a ilha tem quiosque para refeições e bebidas, aberto nos finais de semana e durante a temporada de verão.
Um dos endereços curiosos de Ubatuba é a Praia da Sununga, reconhecida como uma das melhores praias do mundo para a prática do skimboard, por conta da característica de sua formação que facilita a prática desse esporte que consiste em correr da areia para água, deslizando sobre uma prancha.
No canto direito da praia fica a Gruta que Chora, cujo nome é uma referência às gotas d'água que caem constantemente de suas encostas, com acesso facilitado pela rodovia BR-101, na altura do KM 63,8, ou pelo canto esquerdo da Praia do Lázaro, uma caminhada de cerca de 200 metros de extensão.
Entre as faixas de areia mais populares de Ubatuba estão a Praia Grande, a mais visitada do destino e com cerca de aproximadamente 1,6 km de extensão; Perequê-Açú, com boa infraestrutura turística e com o lado esquerdo mais rústico e desabitado, na divisa com a foz do Rio da Barra Seca; e a urbanizada Toninhas, que abriga um mirante conhecido como Rock Point, no canto esquerdo dessa praia com 1,2 km de extensão.
Apesar de urbanizada e com diversas opções de hospedagem, a Praia do Lázaro ainda guarda suas características naturais e atrai muitos visitantes durante a temporada.
Já quem prefere uma praia deserta, a dica é a Praia Brava de Itamambuca, com entorno com árvores centenárias e mar mais agitado.