O Beto Carrero World, em Penha (SC), anunciou que o dia 27 de junho foi o último dia de funcionamento do zoológico Mundo Animal, que funcionava há 32 anos no parque temático.
Segundo o parque, a decisão foi tomada tendo em vista o bem-estar animal. Os bichos a partir de agora serão transferidos para instituições e santuários com ambiente mais próximo ao seu habitat natural, de acordo com a empresa.
A coordenadora do zoológico Mundo Animal, Katia Cassaro, disse em nota oficial que a equipe chegou à conclusão que os shows, brinquedos e demais atrações do parque não eram compatíveis com a manutenção dos recintos para animais.
O posicionamento foi publicado no canal oficial do Beto Carrero World no Youtube e no Instagram.
O Beto Carrero, que inaugurou em 1991, começou como um circo. Animais como tigres, macacos, elefantes e leões faziam acrobacias e interagiam com o próprio Beto Carrero e outros artistas. Muitos dos animais que viviam no zoológico também participavam das apresentações de circo, que deixaram de ter animais a partir de 2008.
De acordo com a empresa, o parque possui parceria com órgãos como o ICMBio e o Ibama, permitindo que os recintos de animais estivessem alinhados aos códigos ambientais e protocolos internacionais. O parque também recebeu espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira, em operações em colaboração com o Ibama.