Nem só com dias nublados e chuvas se faz turismo nessa ilha a 545 quilômetros do Recife, durante a baixa temporada na praia mais bonita do mundo.
De março a junho, aproximadamente, as precipitações são as responsáveis pela formação de cachoeiras temporárias que escorrem nos paredões rochosos da Praia do Sancho, eleita a "Melhor Praia do Mundo", no Travellers' Choice do Tripadvisor, em 2024.
É nessa época do ano que moradores locais e visitantes congestionam a fila para descer a escadaria pela fenda de acesso a essa faixa de areia, no Mar de Dentro.
Na praia mais bonita do mundo
Nessa época do ano, o mar agitado não convida para banho ou snorkel, como o swell que deixou o mar revolto, na última segunda-feira, 1º de abril.
Mas quem vence a vertiginosa descida até essa praia de 320 metros de extensão é recebido com cachoeiras que formam pequenos poços para banho, em meio à mata fechada, cuja trilha curta segue pelo lado esquerdo, onde a água doce que vem da cachoeira abre uma vala natural em direção ao mar.
A atração coincide com a temporada de desova de tartarugas, de dezembro a junho, quando o Projeto Tamar faz demarcações de ninhos que podem ser vistos, espalhados em faixas de areia como Sancho e Leão.