Anualmente, homens, mulheres e crianças participam da curiosa Foulées du Gois ("Passos de Góis", em tradução literal), uma maratona de 4,15 km de extensão, numa ilha atlântica, na França.
Essa seria apenas mais uma das inúmeras maratonas, ao longo do mundo, não fosse pelo fato de Noirmoutier ser uma ilha de maré, cuja estrada de acesso fica submersa, durante a maré alta, quando justamente acontece a competição.
É ali que fica a Passage du Gois ("Passagem do Góis", em português), entre o minúsculo povoado de Beauvoir-sur-Mer e Barbâtre, uma faixa de paralelepípedos que serve como a única ligação com o continente e, duas vezes ao dia, durante uma ou duas horas, pode ser vista quando a maré recua.
Um outro exemplo famoso desse tipo de atrativo natural é o Mont Saint-Michel, ilha rochosa francesa que abriga a abadia homônima e costuma fazer a alegria de turistas e fotógrafos.
Maratona Foulées du Gois
A maratona acontece desde 1986, nesse que é considerado um sítio de Interesse e Patrimônio Nacional, e é dividida em diferentes tipos de corridas.
Todos os participantes recebem um chip eletrônico que é inicializado automaticamente na linha de largada. O participante que não completar o percurso não é classificado na chegada.
Pela manhã, acontece a competição infantil, um circuito de 900 metros de extensão voltado para crianças de até 11 anos. Na sequência acontece a puxada Corrida 2, uma prova de 8 mil metros, na maré descendente.
Já na parte da tarde, é a vez das categorias "Jeunes 2400", para os nascidos e nascidas entre 2010 et 2013, e a Corrida 5, conhecida como Sport Adapté, para pessoas com alguma dificuldade de mobilidade.
O evento chega a mobilizar cerca de 250 voluntários, inclusive ostreicultores da região que também trabalham na maratona.
Em 2025, a maratona acontece no dia 15 de junho (domingo) e as inscrições podem ser feitas no site (lesfouleesdugois.com) do evento até às 12:00 do dia 13 de junho. As tarifas de inscrição variam de 5 € a 12 €.