Arrumar a bagagem para uma viagem pode ser extremamente complicado, principalmente se for para um cruzeiro. Durante a estadia no navio é necessário carregar uma variedade de roupas, desde os óbvios trajes de banho até ternos e vestidos de gala, assim como peças casuais, sapatos para todas as ocasiões e ainda os acessórios como chapéus e bonés. Evitar misturar as roupas, não abrir a mala e ter a desagradável surpresa de que está tudo melecado por cremes ou manter as peças lisinhas são alguns dos desafios dessa tarefa. A revista virtual especializada em cruzeiros, Cruise Critic, ensina nove truques para ajudar a fazer a mala na sua próxima viagem. Confira:
Use plásticos para separar as roupas
Para um cruzeiro é comum levar diferentes roupas que serão necessárias durante a viagem: para os passeios nas escalas, trajes formais, de banho e até para academia. Tudo isso misturado na mala pode ser um pesadelo na hora de escolher o que vestir. Uma forma de evitar essa bagunça é já separar as combinações corretas ao fazer a mala, com o uso de plásticos. Além de já deixar as peças que combinam separadas, é uma forma de organizar melhor a mala.
Proteja trajes de gala com papel e plástico
Todo mundo que já viajou sabe como é difícil manter roupas sem frisos e amassados na mala, e isso pode ser pior quando é necessário carregar trajes formais ou de gala. Para piorar, cruzeiros não permitem que hóspedes embarquem com ferros de passar a bordo. Uma forma de evitar isso é guardar os plásticos usados pelas lavanderias para proteger as roupas, e usá-los para empacotar peças que amassem facilmente. Tecidos delicados podem ser protegidos com papel.
Prenda brincos em botões e guarde em pequenas caixas
Para quem usa joias uma dor de cabeça é perceber que colares e pulseiras, por exemplo, estão enrolados. Uma solução é carregar pacotes para separar as peças umas das outras, e evitar que se misturem. Brincos podem ser presos em botões ou guardados em caixas de remédios com divisões, o que evita que sejam perdidos. É bom lembrar que peças de valor devem embarcar com você na bagagem de mão, não serem despachadas.
Prefira o porta-cartões
A carteira usada no dia-a-dia pode ser grande demais, com muitos cartões e documentos, e se tornar um problema para encaixar na bolsa ou mochila usada nos passeios durante as escalas. Uma dica é antes de embarcar verificar o que você vai realmente precisar levar, quais documentos e cartões serão necessários, separá-los e carregar tudo em um porta-cartões, por exemplo, ou em carteiras menores.
Coloque calçado sujo em touca de banho
Durante os passeios nos portos de escala, ou nas praias visitadas, é comum voltar para o navio com os calçados cheios de areia, terra ou até neve, de acordo com o destino. Para evitar que a sujeira acumulada seja transferida para as roupas da mala no retorno da viagem, uma dica é usar toucas de banho para envolver os sapatos usados. Sacolas plásticas também são uma alternativa, assim como sacos plásticos.
Coloque plástico na tampa dos potes com líquido
Se a sujeira de sapatos é ruim em roupas, líquidos e cremes como protetor solar, xampu e creme de barbear podem ser incômodos de limpar. Para evitar que os frascos vazem uma solução simples é retirar a tampa, cobrir a boca do pote com um pedaço de plástico, e fechá-la novamente. Para ficar mais protegido, basta usar fita adesiva para fixar o plástico. Usar frascos menores para carregar líquidos pode ajudar, além de abrir mais espaço na mala. Uma forma mais trabalhosa é levar os frascos dentro de potes plásticos, como os usados em cozinhas.
Ponha itens dentro dos pares de sapato
Não há muito o que fazer para reduzir o espaço utilizado por sapatos dentro das malas, exceto se você só levar chinelos, por exemplo. Mas é possível tornar os calçados úteis dentro da mala. É só colocar dentro deles pequenos itens como carregadores para eletrônicos, meias, gravatas, roupas íntimas ou lembrancinhas compradas nas escalas.
Enrole as roupas
Carregar peças de roupas como camisas com colarinho e cintos pode ser um problema pelo espaço que ocupam. Uma possibilidade é enrolar os cintos e colocá-los dentro do colarinho da camisa, o que ajuda a protegê-lo e reduz o espaço.
Use plástico bolha para garrafas
Gosta de comprar bebidas locais como vinhos, licores ou cervejas dos portos visitados para levar como lembrança? Carregá-las na mala pode ser um problema, já que se não forem bem embaladas as garrafas correm o risco de quebrar. Uma forma de protegê-las é usar plástico bolha, outra é enrolá-las em peças de roupa. Há também quem as coloque dentro de calçados na mala. Isso reduz a possibilidade de um acidente durante a viagem. Uma dica para ficar mais seguro é reforçar a proteção do gargalo, parte mais fácil de quebrar.
Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada