As companhias de cruzeiros têm um serviço para transformar uma viagem em um passeio inesquecível. Várias empresas oferecem a possibilidade de celebrar o casamento a bordo do navio ou em portos de parada. As cerimônias podem ser apenas simbólicas, apenas com a benção do Capitão do navio ou ter caráter legal.
Uma das empresas que oferecem casamentos nos seus navios é a Royal Caribbean International. A companhia disponibiliza especialistas que cuidão de todos os detalhes para que os noivos não passem pelo estresse da organização da cerimônia. Há opções tanto para bordo das embarcações quanto em cerimônias nas praias privativas da empresa. Apesar de serem cerimônias simbólicas, é possível transformá-las em oficiais. Para isso, os noivos devem contratar um juiz de paz ou outro celebrante com registro e avisar a companhia com pelo menos 30 dias de antecedência.
Dentro dos navios é possível escolher um casamento temático, fazer votos no alto da parede de escalada, na pista de patinação ou em uma capela, por exemplo. Em boa parte dos destinos românticos das embarcações também é possível marcar a celebração, com casamentos informações em cidades tropicais, ou nas paisagens brancas do Alasca, na Grécia ou em ilhas paradisíacas. A empresa oferece pacotes que vão desde o mais básico até os completos, que incluem desde a organização até fotógrafos, bolos para fotos, recepção, café da manhã especial e outros itens.
Quem tem pacotes diferenciados para os casamentos é a MSC Cruzeiros, que oferece desde bolo e espumante, limitado para nove convidados, até decoração, buquê da noiva e espaços privativos. A Pullmantur faz tanto os casamentos quanto renovações de votos. A renovação pode ser acompanhada por 15 convidados e inclui buquê, torta, álbum de fotos e presentes. Os casamentos têm o mesmo número de convidados, com inclusão de lavanderia para o vestido. Também é possível escolher um pacote mais completo, para 25 pessoas, serviço preferencial e fotos.
Votos celebrados pelo Capitão
Talvez o romântico do que casar em cruzeiro é ter o Capitão do navio como celebrante do ato. São poucas as companhias que oferecem essa possibilidade, como a Azamara Club Cruises. Em muitos dos destinos visitados pela companhia é possível celebrar o matrimônio. Seja nos casamentos ou na renovação de votos, os noivos têm a oportunidade de ter a cerimônia conduzida pelo capitão enquanto navegam. A companhia indica que o ideal é marcar o casamento com ao menos 60 dias de antecedência. A Celebrity Cruises também oferece essa possibilidade.
Em geral, os casamentos a bordo de navios de cruzeiros oferecem lugares reduzidos para convidados. A quantidade de pessoas para assistirem à cerimônia gira em torno de no máximo 40, e é permitido que os convidados subam na embarcação para a celebração e a festa, mas devem descer antes da partida do navio, quando os noivos seguem no cruzeiro em lua de mel. Os preços da celebração variam bastante de acordo com os pacotes, mas podem ir de cerca de R$ 1 mil a R$ 6 mil.