Um gigante dos mares, que navega pelo mundo com a tecnologia do presente e o requinte do passado. Assim é o navio Queen Victoria, da Cunard Line, que atualmente está em uma viagem de volta ao mundo e recentemente esteve no Brasil. Em sua parada no porto do Rio de Janeiro, o Terra esteve a bordo da embarcação que em 2015 já tem outra viagem pelo globo marcada.
A principal característica do Queen Victoria e das outras embarcações da Cunard Line é o luxo. Apesar de ser um navio de grande porte, suas instalações são inspiradas nos clássicos da era de ouro dos cruzeiros marítimos. Tanto que a companhia é uma das poucas que ainda mantém suas cabines com divisão em classes. Isso, no entanto, não impede que as acomodações mais modestas sejam também bastante requintadas.
Os destaques do navio podem ser tanto os exclusivos para os hóspedes VIP, quanto as áreas comuns. Para quem está em categorias mais altas, por exemplo, o The Grill, local mais alto do Queen Victoria, é um ponto de destaque. Nele há um solário particular, restaurante e lounges exclusivos para quem está em uma de suas suítes.
Mas não só na área VIP ficam locais requintados. Uma das meninas dos olhos da companhia é justamente um local que pode ser frequentado por qualquer passageiro. A Queens Room, um salão de bailes, é inspirada pelo antigo palácio real inglês Osborne House, e é o ponto de encontro social do navio. Durante o dia, os passageiros podem apreciar um chá e à noite um elegante baile e coquetel com o capitão do navio.
O Queens Room é o segundo maior salão de bailes a bordo de navios de cruzeiro e só perde para o de outra embarcação da Cunard, o Queen Mary. Ele é um orgulho da companhia, que destaca as diversas atividades de entretenimento a bordo. Segundo Sally Sagoe, responsável pelo setor de entretenimento a bordo, diariamente ocorrem entre 30 e 40 atividades, que vão de palestras a shows, muitos deles temáticos do local onde o Queen Victoria está. No Rio, a atração noturna foi uma apresentação de samba.
Jardim ao ar livre
Outro lugar de destaque do navio é o Winter Garden. O espaço, com confortáveis cadeiras e próximo a área da piscina, chama atenção por ser ao ar livre sempre, faça chuva ou faça sol. Isso é possível pois seu teto é transparente, o que permite a visão em qualquer tempo, e também é retrátil, para ser aberto quando está muito quente.
Todo o luxo do Queen Victoria pode ser conferido em uma passagem por seu teatro. O Royal Court Theatre pode exibir montagens modernos e filmes, ou apresentações de orquestras e teatro, mas seu ambiente remete às grandes casas de espetáculos. Em contrapartida, como um navio Inglês, o Queen Victoria não poderia deixar de ter uma das marcas registradas do país: os pubs. O Golden Lion é um típico pub britânico, com opções de cervejas em pints e comida típica desses bares.
A próxima volta ao mundo do Queen Victoria está marcada para iniciar em 20 de janeiro de 2015, com partida de Southampton, na Inglaterra. A duração da viagem completa é de 103 noites, mas é possível fazer apenas algumas partes do cruzeiro. No cruzeiro do próximo ano não estão previstas escalas no Brasil. O valor da viagem parte de US$ 15.399 (R$ 36.803) por pessoa, mais taxas.