Segundo maior rio de Portugal, o Douro nasce na Serra de Urbión, no norte de Espanha, a cerca de 2000 metros de altitude. Ao todo, o curso d'água tem 927 quilômetros de extensão. Em território português, no entanto, o rio tem apenas 210 quilômetros, percurso navegável graças às cinco barragens que também são uma atração devido ao seu desnível. Uma opção de roteiro é o cruzeiro de 7 noites da companhia Douro Azul, a bordo do navio Invicta, saindo nos dias 8 e 22 de julho de 2015. Preços a partir de 895 euros (R$ 3.139,12) por pessoa, mais taxas.
O navio sai do Porto, famoso por pontos turísticos como o centro histórico, a estação de São Bento, a Igreja de São Francisco e a famosa Torre dos Clérigos. A cidade encanta pela mistura da arquitetura centenária e contemporânea, seus cartões-postais são as pontes e monumentos históricos, mas é ao mesmo tempo cosmopolita e moderna. O pernoite é no Porto, dando oportunidade para que o grupo aproveite a vida noturna local.
A próxima escala é Barca D’alva, onde termina o Douro navegável em Portugal e já é possível avistar o território espanhol. A construção do cais fluvial e da ligação ferroviária à Espanha renovou essa região, conhecida por exibir as amendoeiras em flor, um dos destaques em beleza natural do país. As laranjeiras e oliveiras completam o cenário tranquilo, um refúgio para amantes da natureza que buscam relaxar.
A parada na Espanha é em Vega Terron, escala onde há excursão opcional para Salamanca. Também chamada de La Dorada, seu centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Quem passa pela cidade deve visitar a Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa, as catedrais nova e velha, a Casa das Conchas e a Plaza Mayor.
Chegando em Régua, cidade central da região e muito desenvolvida na era do Marquês de Pombal, o Museu do Douro e os Jardins e Palácio de Mateus são paradas obrigatórias. O grupo pode fazer um tour opcional para Lamego, destino ideal para fazer uma caminhada e conhecer as heranças artísticas e culturais, com destaque para o santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Vinho do Porto
A Região Demarcada do Douro fornece as uvas que são usadas exclusivamente para produzir o vinho do Porto, bebida mundialmente famosa por sua doçura devido ao processo de fermentação que não deixa toda a uva se transformar em álcool. Durante o roteiro de sete noites, os grupos participam de visita a uma vínicola para conhecer o processo e degustar o vinho.
Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada