Um novo roteiro fluvial na Europa passará em 15 dias por três rios em três países diferentes. A viagem Reno & Ródano Revelados, da Avalon Waterways, terá apenas 15 saídas durante 2015, entre abril e outubro, e muitas delas já estão esgotadas ou com poucas cabines disponíveis. A navegação será pelos rios Reno, Ródano e Saône em cidades da Holanda, Alemanha e França.
A partida será Amsterdam (Holanda), após dois dias na cidade, de onde o navio segue para Colônia, uma das maiores cidades da Alemanha. Em território germânico destacam-se ainda as passagens por Koblenz e Rüdesheim, com navegação pelo desfiladeiro do Reno. A embarcação cruzará por castelos e pelo rochedo de Loreley, local de uma lenda alemã sobre a sereia que encantava navegantes com seu canto e os levava a colidir contra as rochas.
Cruzeiros começam chegar ao Brasil em novembro; veja preços
Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra
A última cidade na Alemanha é Mainz, localizada no encontro dos rios Reno e Meno, conhecida desde 38 antes de Cristo. Maior mercado de vinho no país, em Mainz se destacam a Altstadt, ou cidade antiga, e o Museu Gutenberg, dedicado a Johannes Gutenberg, inventor da impressão moderna. No mesmo dia uma excursão poderá levar os passageiros para Haidelberg, local onde fica a mais antiga universidade da Alemanha e o castelo da cidade, uma das estruturas mais importantes da renascença no norte dos Alpes alemães. Outra atração é o maior barril de vinho do mundo.
Desembarque e mudança de navio
No oitavo dia de viagem os passageiros desembarcam do navio Avalon Tranquility II em Basel, na Suíça, e cruzam para Beaune, na França. A cidade é conhecida pelas vinícolas. Um dos atrativos da escala é participar de uma degustação de vinhos da Borgonha antes de embarcar no navio Avalon Poetry II para o restante do cruzeiro no rio Saône.
Ainda na região da Borgonha o navio para em Tournus, uma das cidades mais antigas e importante centro monástico na região. Entre os destaques do passeio está a abadia de São Filiberto, que data do século X. No mesmo dia o navio parte para Mâcon, cidade com importante papel no mercado de vinhos.
Os dois dias seguintes serão em Lyon, terceira maior cidade francesa e conhecida como capital gastronômica do país. Além da culinária local, outras atrações são as ruínas romanas, museus, arquitetura renascentista, cafés e monumentos. As cidades gêmeas de Tournon e Tain L'Hermitage-Viviers estão na escala do dia seguinte. Em Viviers, os hóspedes podem aproveitar uma degustação de chocolates.
Cidade dos Papas
Outro destaque da viagem é a parada em Avignon, conhecida como a Cidade dos Papas. Nela moraram sete papas no século XIV, quando Clemente V instituiu o local como centro da Igreja Católica. Um passeio leva ao Palácio dos Papas, construção erguida para abrigar os sacerdotes. No dia do desembarque um passeio leva para a Côte d'Azur, a Riviera Francesa, para última noite no país. O cruzeiro tem valores a partir de US$ 6.006 (R$ 13.604,19) por pessoa, mais taxas.
Os melhores destinos de cruzeiro para viajar a dois