Pouco conhecida pelos brasileiros, Tallinn é a capital da Estônia, um pequeno país localizado perto da Rússia e da Finlândia, no Mar Báltico. Pequeno se comparado com alguns estados brasileiros. Na rota dos cruzeiros, Tallinn abriga 400 mil dos 1,3 milhão de habitantes da Estônia e destaca-se pelo charme das construções medievais.
A capital Tallinn leva o título de cidade medieval mais bem preservada na Europa. O país é considerado terra dos vikings, o que desperta muita curiosidade em seus visitantes. Para se defender dos ataques sofridos ao longo da história, o país, que já foi dominado por dinamarqueses, suecos, alemães e russos, começou a construir suas defesas no ano de 1265.
No século XVI, as muralhas que circundavam a cidade tinham mais de 2 quilômetros de extensão, com três metros de espessura e 15 metros de altura, além das 46 torres de observação. Atualmente, grande parte das muralhas e cerca de metade das torres originais ainda permanece de pé e são consideradas patrimônio mundial pela Unesco.
Veja alguns programas para fazer em Tallinn.
Old Town - A cidade antiga conta com todo seu charme medieval, em suas muralhas, restaurantes e construções. É visita obrigatória a todo viajante que desembarca em Tallin. Ao passear por Old Town, a sensação é realmente de estar na Era medieval, devido às construções. O local conta com vários restaurantes que podem servir de ponto de parada. Durante alguns festivais, como o Old Town Days, que ocorre no mês de junho, as ruas são invadidas por gente vestida a caráter.
Museu Seaplane Harbour - Este museu dedicado aos hidroaviões, aviões e submarinos, conta com diversos hangares de exposição. Seu complexo portuário foi originalmente concluído para contribuir com a segurança marítima, em 1917. Lá se encontram em exposição um submarino Lembit, um navio quebra-gelo, hidroaviões, aviões e outras exposições em tamanho natural.
Festivais de música - Durante a primavera e verão, entre maio e setembro, ocorrem vários festivais de música em Tallinn, quase sempre na Town Hall Square, a principal praça de Old Town. Para curtir os shows, uma das dicas é escolher um dos vários bares e restaurantes que disponibilizam mesas ao ar livre na praça e curtir o som. Não se preocupe, em caso de frio, os restaurantes disponibilizam cobertores;
Viking Village - Como o nome já diz, essa vila Viking aumenta ainda mais a sensação de voltar no tempo. Nela, é possível experimentar o estilo de vida durante a Era Viking, do século 11. No Viking Village é possível simular batalhas, andar nas típicas embarcações vikings, pescar trutas e almoçar em tavernas.
Catedral de Alexander Nevsky - Ponto turístico e marca de Tallinn, a catedral chama a atenção pela sua arquitetura. Inspirada nas construções russas, a Igreja é de influência Ortodoxa e independente da sua religião, merece ser admirada. Imponente pelo seu tamanho, também é belíssima por dentro.