Apesar de contestadas pela Argentina, as Ilhas Malvinas são oficialmente território ultramarino da Inglaterra. Enquanto os países brigam, os turistas podem aproveitar as belezas das duas grandes ilhas, East Falkland e West Falkland, e centenas de outras menores. Para os aventureiros que querem conhecer a região, algumas companhias de cruzeiros fazem escala na capital Port Stanley, onde os navios costumam ficar ancorados o dia inteiro, possibilitando que os visitantes tenham tempo para conhecer os pontos mais interessantes.
A paisagem dessa região, também chamada de Ilhas Falkland, é variada, com lagos, rios, fiordes e colinas compondo belos cenários que encantam os visitantes. Durante a escala, a caminhada pelas ruas centrais é a melhor escolha para um tour pela capital, que tem semelhanças com cidades litorâneas britânicas. As casas de frente para o mar com paredes brancas e telhas vermelhas e verdes dão um ar bem charmoso e romântico.
Os turistas podem optar também por pegar uma das trilhas que levam até o topo dos morros ao redor de Stanley. O esforço da caminhada é recompensado pela paisagem, uma vista privilegiada para a movimentação do porto, as Jubilee Villas - casas construídas em comemoração ao jubileu da rainha Vitória-, monumentos de guerra, e ainda as igrejas Christ Church Cathedral (anglicana) e Saint Mary (católica).
Outro ponto que dá um toque bem britânico à cidade é o correio, com cabines telefônicas e caixa de postagem no estilo londrino. A elegante Government House, construída em 1840, e o museu que retrata o descobrimento, a colonização e até as disputas pelo domínio das ilhas, também devem fazer parte do roteiro turístico de quem passa pela região.
Natureza
Lugares como Volunteer Point e Bluff Cove, a cerca de uma hora de Port Stanley, oferecem um espetáculo natural para os visitantes, com praias e lagoas onde vivem pinguins imperiais. Ir até as ilhas menores é um passeio indicado para o verão. Na bela Bleaker Island é possível ver pinguins, elefantes marinhos e patos. O destaque da Saunders é suas gigantescas pedras. E na Pebble o encanto fica por conta das pedras preciosas.
Veja roteiro
14 noites – Cruzeiro da Holland American Line, a bordo do navio Zaandam, com saída de Valparaiso, no Chile, no dia 6 de março de 2016. Escalas em Puerto Montt, Puerto Chacabuco e Punta Arenas, no Chile, Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Port Stanley, nas Ilhas Malvinas. Durante a navegação, passageiros podem aproveitar também as paisagens em diferentes fiordes e canais. Preços a partir de US$ 1.499 (R$ 4,7 mil) por pessoa, mais taxas.
Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você