Escala em Córsega desvenda os segredos de Napoleão Bonaparte

28 mai 2013 - 07h28
(atualizado às 07h28)

Reviver os primeiros anos de vida de um dos maiores estrategistas da história, e quem sabe buscar de onde saiu todo o conhecimento político e militar de Napoleão Bonaparte, pode ser um dos motivos para visitar a Córsega a bordo de um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Mas não o único. A ilha, que fica em território italiano, mas é região francesa, é bela em suas paisagens naturais, além de contar muita história.

O primeiro fato que chama atenção na Córsega e sua capital, Ajaccio, é justamente ela ter sido o lar de Napoleão quando ainda criança. O futuro imperador francês nunca mais voltou à sua cidade natal, mas a residência onde morou ainda pode ser visitada. O Museu Meison Bonaparte apresenta artigos de época e fotos de família e ajuda a imaginar como foram os primeiros anos de Napoleão até ir para a França e se tornar soberano.

Publicidade

As lembranças ao seu mais nobre filho não ficam por aí. Vários lugares fazem referência a ele. Bem no centro da Praça Austerlitz, por exemplo, fica uma estátua de Napoleão Bonaparte, em sua típica pose, com o chapéu na cabeça e a mão sobre o estômago. Também há na cidade um local conhecido como A Gruta de Napoleão, onde diz a lenda que ele brincava quando criança, em geral jogos de batalha, o que talvez já fosse um indicativo de seu futuro como grande conquistador.

Outro lugar também ligado a Napoleão é o Museu Fesch, localizado na área central da cidade e que foi residência de um de seus tios, o cardeal Joseph Fesh. O local hoje abriga uma série de obras de arte napoleônicas, e possui uma das mais incríveis coleções da França, com artigos de artistas do porte de Botticelli e Marcantonio Franceschini. Algumas das obras foram presenteadas por Napoleão.

Mas não é só da família Bonaparte que vive o turismo na Córsega. Na cidade pode ser visitada a catedral do século XVI dedicada à santa padroeira da cidade. La Madonuccia. O lugar, além de belo, tem a lenda de ter protegido os moradores da Peste Negra, de que assolou a Europa. As belas paisagens são outra atração, com praias de águas convidativas e vistas de grandes montanhas, desfiladeiros e ruas antigas. A cozinha, baseada na francesa e italiana, também tem como grande destaque os queijos exclusivos produzidos no local.

Veja opções de roteiros para Córsega:

Publicidade

- Cruzeiro de 7 noites a bordo do Liberty of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em 11 de agosto de Barcelona, na Espanha, com paradas em Toulon, na França, Florença, Roma e Capri, na Itália, e Ajaccio, na Córsega. Preços por pessoa a partir de R$ 1.599.

- Cruzeiro de 14 noites a bordo do Independence of the Seas , da Royal Caribbean International, com partida em 10 de agosto de Southampton, na Inglaterra, com paradas em Gibraltar, no Reino Unido, Marselha, na França, Florença e Roma, na Itália, Cádiz e Vigo, na Espanha, Lisboa, em Portugal, e Ajaccio, na Córsega. Preços por pessoa a partir de R$ 4.069.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se