Popularmente conhecida pelas suas belas praias e sua agitada vida noturna, Ibiza pode reservar boas surpresas também aos passageiros de cruzeiros que gostam de tranquilidade. Esse paraíso espanhol faz parte do conjunto que forma as Ilhas Baleares, junto com Palma de Maiorca, Menorca e Formentera, situadas no leste da Espanha.
Apesar de fazer sua fama por conta das badaladas festas, que atraem celebridades de todo o mundo, Ibiza também conta com programas culturais e familiares. Vejas as atrações fora a badalação.
Museu e necrópole de Puig Molins
Considerado o melhor museu de Arte Púnico da Europa e patrimônio da humanidade e monumento histórico-artístico desde 1931, o museu monográfico e necrópole de Puig Molins, é a jazida fenícia mais extensa e melhor conservada, datada do século VII a.C., contendo também restos de época romana. Apesar de contar com mais de 2 mil sepulturas escavadas, a visitação só é liberada a 300 delas. Junto a ela, situa-se o museu monográfico de Puig des Moins, com figuras da deusa Tanit, amuletos, colares e todo o tipo de peças em cerâmica.
Las Dalias
Famoso mercado popular hippie, Las Dalias conta atualmente com mais de 200 barracas. Considerado uma instituição da ilha, lá é possível encontrar roupas e sapatos artesanais, bijuteria, livros, incensos, bolsinhas, objetos de madeira, entre centenas de outros itens. A principal atração é a feira, mas em todos os diversos ambientes do local a proposta é a mesma: oferecer boa comida e diversão.
Dalt Vila
Uma pequena cidade murada, construída no século XVI, para defender a ilha de possíveis ataques, Dalt Vila reúne as principais atrações turísticas culturais de Ibiza. Durante o passeio, reserve um tempo para observar com atenção a arquitetura simples e charmosa do lugar, além da bela vista para o mar. Lá que se localizam os museus e a catedral.
Catedral
Erguido em 1235 pelas tropas catalães, o templo foi uma homenagem à Nossa Senhora das Neves, o que pode soar um pouco irônico em um local que se tem sol durante o ano todo. A arquitetura gótica é predominante, mas seu desenho original precisou sofrer diversas mudanças para se adaptar a cidade. Passou por uma grande reforma no século 18, onde se notam traços barrocos, principalmente em seu interior.
Museu Arqueológico
Situado na Dalt Vila, o Museu Arqueológico conta a história de Ibiza e Formentera desde a pré-história ao cristianismo. É formado por vários edifícios. Sua entrada se encontra na Capela de Salvador e as demais partes no edifício que foi sede da Universidade de Ibiza e no baluarte de Santa Tecla, que faz parte da muralha. Uma dica é aproveitar o passeio para conferir a bela vista que se tem da baía de Ibiza deste ponto.