A busca por cruzeiros fora do Brasil é um dos passos dados pelos hóspedes que já experimentaram navegações no país. Com a oferta de diversos roteiros internacionais e o interesse dos passageiros, algumas dicas podem ajudar na hora de passar pela fronteira em terras estrangeiras. Ou mesmo na volta para o país. Antes de embarcar, veja oito dicas para evitar dores de cabeça na sua viagem.
Leve uma cópia do passaporte - Estar com o passaporte original em dia é necessário e importante para um cruzeiro internacional, mas é bom ter uma cópia. Ela pode ser usada para evitar a perda do original, ou justamente caso algo ocorra com ele. Leve ainda outros documentos com foto, como a carteira de motorista ou identidade.
Permissão de viagem com menores - Caso você vá levar para um cruzeiro internacional algum menor que não seja seu filho, é necessário ter uma permissão registrada dos pais. Não ter isso pode trazer problemas em alguns países. E é importante até que um pai ou mãe que viaje sozinho com os filhos leve a autorização do outro.
Desligue o celular - Enquanto você estiver atravessando o controle de fronteira dos países, esqueça seu aparelho celular. Em alguns lugares, os profissionais locais poderão confiscá-lo.
Sem piadas - Quando na frente de um oficial de imigração, não faça brincadeiras desnecessárias ou inconvenientes. E evite discussões. Qualquer atitude que possa ser interpretada como suspeita pode ser motivo para uma segunda entrevista. O melhor é falar apenas quando algo for perguntado, e de forma educada e tranquila.
Faça uma pesquisa - Primeiro, veja se o país que você visitará exige visto para brasileiros. Caso sim, providencie antes da viagem. Fique atento também a exigência da validade do passaporte, alguns países exigem no mínimo seis meses. Além disso, pesquise sobre outras exigências, como caderneta de vacinas e seguros de saúde.
Guarde recibos - Tenha as notas fiscais das compras que fizer em outros países. Elas podem ser solicitadas pela Receita Federal ao voltar para o Brasil, caso você for um dos selecionados para uma averiguação mais detalhada. Existem itens que não precisam ser declarados, mas em outros casos pode ser necessário e não ter a nota pode causar uma dor de cabeça e até prejuízo. Também é importante pesquisar no site da Receita o que deve ou não ser declarado.
Evite embarcar com itens alimentícios e remédios - Se você comprou um medicamento em solo estrangeiro, certifique-se de que ele pode ser trazido para o Brasil. O mesmo vale para aquilo que você levar daqui para outros países. Alimentos são outro problema. Verifique as regras para entrada nos países visitados sobre esses itens, e também o que a Receita Federal brasileira permite.
Desbloqueie os cartões - Se você pretende usar cartões de débito e crédito fora do Brasil, lembre-se de desbloqueá-los. Mesmo que o cartão seja internacional é preciso entrar em contato com o seu banco e informar quais regiões serão visitadas e o período. Do contrário você poderá não conseguir fazer compras fora.
Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada