Excursões em Salvador valorizam história e fé

Capital da Bahia mantém traços coloniais na arquitetura do Centro Histórico

17 dez 2014 - 09h00

Entre as principais escalas de cruzeiros no Brasil, a capital da Bahia, Salvador, recebe os turistas com muita história. A cidade foi a primeira capital do país e mantém ainda em suas ruas os traços coloniais. Seu Centro Histórico e a área do Bonfim são os destaques entre as excursões oferecidas, mas há também alternativas para conhecer melhor as belezas naturais.

Um dos símbolos religiosos mais conhecidos de Salvador é o ponto de partida de uma das excursões das companhias de cruzeiros na cidade. A primeira parada após a partida do porto é no tradicional bairro do Bonfim para conhecer a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e suas famosas escadarias. O Memorial de Irmã Dulce, inaugurado em 1993, é o ponto seguinte. Após os locais sagrados, o ônibus leva os cruzeiristas para o Farol da Barra, primeira construção militar de Salvador e um dos mais famosos cartões-postais.

Publicidade

Um passeio pela orla marítima leva para o bairro de Ondina, conhecido pelo Carnaval de Salvador, Campo Grande e até o Centro Histórico. A parte histórica da cidade é visitada em caminhada, que começa pela Praça da Sé e Praça Municipal. Também faz parte do passeio uma visita à igreja de São Francisco, construída no século XVII em estilo barroco. O Pelourinho, um dos locais mais famosos da capital baiana, está no roteiro. O famoso Mercado Modelo é a última parada para compra de souvenirs. Há diversas opções de excursões que incluem estes pontos turísticos, algumas delas com almoço incluso.

Veja opções de volta ao mundo em cruzeiros em 2015

Revista especializada escolhe os melhores cruzeiros de 2014

Para os cruzeiros que oferecem pernoite em Salvador uma opção são as excursões noturnas na capital baiana. Um passeio noturno oferecido por companhias de cruzeiro leva os hóspedes para o Coliseu, uma das mais famosas casas de shows da Bahia, localizada no Pelourinho. O pacote oferece jantar, um espetáculo folclórico, espetáculo Candomblé Xirê, apresentação de Puxada de Rede, danças como maculelê, capoeira, xaxado e samba de roda. Este passeio é exclusivo para maiores de 6 anos.

Publicidade

Natureza em destaque

Quem procura um passeio mais voltado para as belezas naturais pode fazer uma excursão para a Praia do Forte e Projeto Tamar, com cerca de 6 horas de duração. Após uma hora e meia de carro, chega-se a Praia do Forte. Antiga vila de pescadores, ela se tornou um dos pontos mais badalados do litoral da Bahia. Após curtir a praia, o passeio segue para o complexo de preservação da tartaruga marinha do Projeto Tamar.

Outra opção é fazer um passeio para Itaparica e Ilha dos Frades, com 8 horas e meia de duração. Após o desembarque do cruzeiro, os hóspedes embarcam em uma escuna que faz sua primeira parada na Ilha dos Frades, que chama atenção por seu formato de estrela. Nela os turistas encontram praias tranquilas e desertas protegidas por corais e recifes. É feita uma parada de cerca de 2 horas na praia da Ponta de Nossa Senhora, uma das mais movimentadas da ilha. O ponto seguinte é a ilha de Itaparica, na Praia de Ponta de Areia, para escala de 2 horas.

Fonte: Canarinho Press
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se