Em 2016 pela primeira vez uma companhia de cruzeiros fluviais navegará pelo histórico curso de águas do Rio Mosa. A Avalon Waterways lançará em abril, o navio Passion, que fará cruzeiros pelo rio que nasce no Planalto Langres, na França, percorre trecho da planície de Champagne e avança pela Bélgica até a Holanda, onde se junta ao Reno. A embarcação poderá fazer viagens na região devido a sua pequena largura, já que em alguns pontos, como em Liège e região, o rio não tem mais de 150 metros de uma margem a outra.
O roteiro criado para incorporar o Rio Mosa será entre Namur, Bélgica, e Amsterdã, Holanda. No itinerário, a embarcação passará por Gante, cidade de histórica participação na Segunda Guerra Mundial, excursão para a cidade medieval de Ypres, aos campos de batalha de Flandres Oriental, na segunda maior cidade belga, Antuérpia, e as holandesas Maastricht e Dordrecht, já no Rio Reno. A primeira saída para o rio Mosa ocorrerá em abril de 2016, mas como ele conecta portos de Roterdã e Amsterdã, na Holanda, e Antuérpia, na Bélgica, há possibilidades de serem criadas novas extensões de roteiros.
O Avalon Passion chama atenção pelas suítes, que possuem 28 m², 24 m² e 18,5 m², além de cabines de luxo com 16 m². Outra atração são as janelas panorâmicas de parede a parede, que abrem um vão de 3,35 metros, o que permite aos hóspedes terem uma ótima vista das cidadezinhas e vilarejos ao longo da navegação. Estas janelas são 50% maiores do que a média para navegações fluviais na Europa.
Outros luxos a bordo do navio são os jogos de cama em algodão egípcio, produtos L'Occitane para banho e o banheiro com peças de mármore. O Passion conta com sala de ginástica com equipamentos modernos, cabeleireiro, espaço para jogos, computadores para acesso à internet e conexão wi-fi em todos os espaços comuns e privativos.
Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você