A companhia Pandaw River Expeditions, que faz cruzeiros fluviais em Mianmar e em outros destinos da Ásia, fará três roteiros para desbravar o Rio Amazonas. As viagens serão em janeiro, novembro e dezembro de 2016 a bordo do navio Amazon Dream. Além do cruzeiro pela região amazônica, os roteiros incluem estadia no Rio de Janeiro e visita às cataratas do Iguaçu, no Paraná.
O cruzeiro será pelos rios Tapajós e Amazonas, e passará pelo local onde os dois se encontram entre Santarém e Belém, no Pará. Na programação da viagem há passeios pela floresta, paradas em algumas praias, contato com a vida selvagem da região e também visita a algumas vilas.
Embarque fluvial em Santarém
A viagem começa em Santarém, de onde o navio parte após os hóspedes fazerem paradas no Rio de Janeiro e em Iguaçu (essa parte de avião). Na região amazônica, a navegação logo no primeiro dia vai até o encontro das águas azuis do Tapajós e amareladas do Amazonas. A primeira escala, no dia seguinte, tem passeios de barco motorizado pelo rio Maica, pesca de piranha e escala no vilarejo de Pacoval.
Depois de um dia de navegação pelo Amazonas, a próxima aventura será a expedição noturna em barcos pelo rio. Outras escalas incluem a vila Maguari, na costa da Floresta Nacional do Tapajós, uma caminhada pela floresta, visita ao reduto dos índios Munduruku, em Marituba, e uma passagem pela vila Vista Alegre.
Escala em Alter do Chão
Antes do retorno para Santarém, o navio ainda para em Alter do Chão, cujas praias estão entre as 10 mais belas do mundo. O cruzeiro com total de nove noites é combinado com passeios em terra, como uma parada de três noites no Rio de Janeiro em hotel cinco estrelas em Copacabana. Haverá excursões para pontos turísticos como Corcovado e Pão de Açúcar. Em Foz do Iguaçu serão duas noites em hotel localizado próximo às Cataratas. Ainda há a possibilidade de estender a viagem em duas noites para Natal ou Salvador.
O primeiro cruzeiro tem partida em 16 de janeiro de 2016, com cabines a partir de US$ 4.315,50 (R$ 13.474,72) por pessoa, mais taxas. As outras duas viagens têm partidas em 5 de novembro e 8 de dezembro do próximo ano, respectivamente.
Atmosfera informal
Uma característica dos cruzeiros da Pandaw River Expeditions é a informalidade. Não há noite de gala. A atmosfera a bordo é como se você estivesse em um iate privado. Quase tudo está incluído no preço, até mesmo as excursões e os pacotes de bebidas. O atendimento também é diferenciado. A cada dois passageiros há um tripulante a bordo.
Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você