A companhia de cruzeiros de expedição Un-Cruise Adventures e a Qualitours Cruises & Tours promovem uma partida do cruzeiro pela Baja Califórnia, no México, com o documentarista Lawrence Wahba. Na viagem, agendada para 19 de novembro de 2016, o brasileiro conhecido por suas produções que desvendam o mundo selvagem compartilhará um pouco de sua experiência na região.
Com capacidade para 84 passageiros, o navio Safari Endeavor passará por diversos pontos marcantes desse local batizado de o “maior aquário do mundo” pelo biólogo marinho Jacques Cousteau. Durante a viagem serão realizadas expedições com barcos zodiacs, caiaque, stand-up paddle e mergulho, acompanhados de especialistas da região.
A Baja Califórnia, próxima da fronteira com os Estados Unidos, é banhada pelo Mar de Cortez. Wahba é um grande conhecedor da região, que está em sua mais recente produção, Todas as Manhãs do Mundo. Uma das principais atrações do local são as baleias-cinzentas da Baía Magdalena, vistas quando retornam do Alasca em busca de águas mornas e condições para reprodução. No documentário, o brasileiro registrou um belo encontro entre mãe e filhote, em rara demonstração de atitude dócil da espécie com humanos.
O programa da viagem inicia em 18 de novembro em San José del Cabo, no México, com estadia no hotel Barcelo Grand Faros Los Cabos, de frente para o Mar de Cortez. No dia seguinte, uma reunião entre passageiros e equipe da expedição será realizada após o café da manhã, prévia do embarque, em La Paz.
No roteiro a primeira escala será na Isla San Francisco, uma pequena ilha com uma das baías mais impressionantes do mundo, com uma longa faixa de areia, encosta rochosa que abriga pássaros e de onde é possível avista polvos, arraias, enguias e peixes. A seguinte escala é na Baía Água Verde, pequena, silenciosa e de beleza incrível. Nela é possível fazer um passeio típico com burro pelos canions e montanhas.
Localizada ao sul da Baja Califórnia, entre a Isla Espiritu Santo e a cidade de La Paz, fica outra parada do navio, a Baía de La Paz. Com água de um profundo azul, ela abriga diversas espécies de vida marinha, entre elas a gigante baleia-tubarão, que pode chegar a 4 metros de comprimento. Se o tempo permitir, os passageiros poderão mergulhar ao lado delas ou observá-las em barcos.
Mergulho com leões-marinhos
O sétimo dia de roteiro terá parada a escolha do capitão, no melhor ponto de aventura que se apresentar entre diversas ilhas. A seguinte escala é em Los Islotes, para mergulhos com snorkel entre filhotes de leão-marinho, e na Isla Partida, onde se pode andar de caiaque pelas praias ou fazer uma caminhada entre as rochas vermelhas. Antes do desembarque em 26 de novembro, o navio ainda para novamente na Isla Espiritu Santo.
Os pacotes para a viagem partem de US$ 4.266 (R$ 17.216,72) por pessoa, mais taxas. O itinerário da viagem pode sofrer pequenas alterações devido ao clima ou a critério do capitão, caso surjam oportunidades de avistar espécies interessantes de vida marinha.
Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você