Em visita ao Brasil, o vice-presidente global da Royal Caribbean International, Dominic Paul, comemorou os resultados dos primeiros cinco anos do escritório da companhia no país. Ele destacou o potencial nacional para o mercado de cruzeiros.
“Nós tivemos um crescimento muito rápido no Brasil. É um país fantástico. As pessoas passaram a conhecer melhor nosso conceito de viagem e gostaram”, disse. Apesar da empolgação e da estimativa de crescimento nos próximos cinco anos, ele reclamou das dificuldades das companhias em operar no Brasil. “É muito difícil expandir aqui, com impostos tão altos e os problemas de infraestrutura dos portos. Mas esperamos que aconteçam mudanças nos próximos anos”, destacou Paul, que na última terça-feira encontrou-se com empresas da área de turismo, em São Paulo.
Paul também falou sobre um dos principais conceitos da companhia, que é proporcionar uma experiência única aos passageiros. “Quando as pessoas entram em nossos navios, queremos oferecer uma experiência incrível. Sempre estamos pensando em surpresas e novidades”. Entre as peculiaridades da Royal estão navios com o FlowRider (simulador de surf), o AquaTheater (teatro integrado à piscina) e uma área ao livre que simula o Central Park de Nova York, com árvores, shoppings e restaurantes.
Interesse no exterior
Para a próxima temporada, a Royal já confirmou a vinda do Splendour of the Seas novamente para o Brasil, navio que nesse momento faz roteiros pelo litoral brasileiro e Uruguai e Argentina. O Splendour, aliás, tem colaborado para despertar o interesse dos passageiros em fazer viagens pela companhia em outros países. Ricardo Amaral, vice-presidente da Royal na América Latina, disse que muitos passageiros fazem a primeira viagem pelo litoral brasileiro e depois querem experimentar outros destinos a bordo das embarcações da Royal. “Os brasileiros abriram o apetite e começaram a fazer cruzeiros fora. A procura tem crescido bastante. Da mesma forma, os estrangeiros começam a fazer cruzeiros locais e depois também começam a explorar outros destinos, dentre eles o Brasil”, observou Amaral.
Além dos navios da Royal, no Brasil a Royal Caribbean International engloba a Celebrity Cruises e a Azamara Club Cruises. Ao todo, são 35 navios, incluindo o Allure of the Seas e o Oasis of the Seas, os dois maiores e mais inovadores navios de cruzeiros do mundo. Para os próximos anos, a companhia terá mais novidades. Serão inaugurados três novos navios, o Quantum of the Seas (2014), o Anthem of the Seas (2015) e um terceiro em 2017, ainda sem nome. No Quantum os passageiros já poderão ver atrações surpreendentes, como um simulador de paraquedismo a bordo, e o North Star (uma cabine que levará os hóspedes às alturas) e o primeiro carrinho de bate-bate em navios.