Escolher uma cabine de cruzeiro pode ser divertido, mas também difícil. Afinal, aquele será o seu lar durante o período a bordo, então é preciso avaliar com atenção e carinho. Variantes como preço, tamanho, localização e estilo devem ser levados em conta para que um lugar mal selecionado não atrapalhe sua viagem.
Tipos de cabines
A primeira coisa que se precisa saber é que dentro de um mesmo navio há diversos formatos de cabines, desde as mais básicas e baratas, até as mais completas e caras. Mas, resumidamente, são quatro categorias: cabines internas, que são menores e não possuem janelas; cabines externas, que podem ter janelas, vigias (aquelas janelinhas pequenas redondas), e muitas vezes em tamanho semelhante as internas ou um pouco maiores; cabines com varanda, que como o nome já diz, possuem varandas externas; e as suítes, as maiores cabines dos navios, com ambientes separados e muitas amenidades.
Dentro dessas categorias há subdivisões que podem fazer a embarcação ter uma série de outras subdivisões, que dependem de companhia para companhia. Algumas, no entanto, são básicas. Apesar das cabines de navios serem, em geral, pensadas para ocupação dupla, é cada vez mais comum as cabines familiares. Essas podem ser apenas cabines normais, adjacentes uma a outra e que são acopladas através de uma porta para se tornarem maiores, ou já planejadas para contar com quatro ou mais hóspedes. Algumas suítes familiares, por exemplo, podem receber mais de oito passageiros. Não muito comuns, mas em crescimento de oferta, estão as cabines studio, para solteiros, que contam com preços mais baixos.
Custo x benefício
Está aí algo que muita gente leva em conta. A primeira coisa a saber é: quase todas as cabines de navios de cruzeiros são pensadas – e cobradas – no mínimo para ocupação dupla. Com exceção de algumas poucas embarcações que oferecem quartos studio, a grande maioria vai cobrar duas reservas mesmo para quem for viajar sozinho.
Cabines internas, em geral, são mais baratas. Elas são menores, são basicamente um quarto com banheiro, não têm sequer janela e contam com poucas amenidades. Para quem está com o orçamento curto, ou só quer dormir, são uma boa alternativa. Elas também são uma boa para quem sofre com enjoos, por não terem vista.
Cabines externas são um pouco mais caras, mas oferecem ao menos uma janela e um pouco mais de conforto. Mas se dinheiro não é problema é você quer curtir o máximo da viagem de navio, há opção das suítes. Há de diversos tipos, desde as mais simples até as com mordomo, com ambientes separados, suítes que oferecem hidromassagem, ou que ficam em áreas VIP, com acesso exclusivo para restaurantes e bares ou com conexão para os spas. Mas isso tudo depende da companhia.
Uma outra forma de pagar menos por sua cabine, inclusive por algumas suítes, é fazer a chamada compra garantida. Nelas você reserva um quarto pela categoria – cabines internas e externas, com varanda ou suíte – e paga um valor mais baixo do que o normal, mas não escolhe o local. A posição da sua cabine, dentro da categoria que escolheu, será determinada pela empresa, de acordo com as vagas que restarem. Por um lado, pode ser bom pois, além de pagar menos, você pode ter sorte e pegar um lugar legal. Ou nem tão bom, pois pode restar para você a pior cabine da categoria escolhida, em um local que balança mais, com vista prejudicada, distante ou muito barulhenta.
Amenidades
Todas as cabines contam com amenidades básicas como serviço de limpeza, sabonete e shampoo no banheiro, controle de temperatura, entre outras. Isso é o básico e se você se contenta com isso, até a mais simples cabine interna oferece. Já outros itens só serão encontrados em categorias mais altas e mais caras. Suítes podem ter uma série de diferentes extras como embarque prioritário, bar na cabine e produtos para o corpo de marcas famosas. Suítes spa podem ter produtos como tapete para yôga, as de nível concierge oferecem o serviço de um concierge e detalhes como canapés ao anoitecer, e até cabines para solteiros podem contar com serviços únicos, como acesso a um lounge exclusivo. Tudo isso varia de companhia para companhia, mas quanto mais atrativos, maior o preço.
Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada