No próximo dia 21 de dezembro, sábado, às 7h20, começa a estação mais aguardada de muitos brasileiros, o verão. A estação segue até o dia 20 de março de 2025.
Uma das apostas, segundo pesquisa realizada pela plataforma de viagens Booking.com, é João Pessoa, capital da Paraíba que deve se consolidar como a terceira cidade mais procurada por turistas de todo o mundo em 2025, atrás apenas de Sanya, na China, e Trieste , na Itália.
O estudo apontou tendências que moldam o turismo global, como a busca por lugares menos explorados, que é o caso da nem sempre lembrada cidade paraibana.
Verão no Brasil
A Paraíba tem menos de 140 km de litoral e os deslocamentos são sempre curtos, entre uma praia e outra. Assim, dá para tomar o café da manhã no extremo sul do estado, almoçar em João Pessoa e ainda sobra tempo para pegar o pôr do sol em um dos últimos trechos selvagens do litoral paraibano, no norte do estado.
Só na capital paraibana são 24 km de praias urbanas, entre o Bessa e Jacarapé, passando por faixas de areia famosas como Tambaú e Cabo Branco, os bairros com a maior concentração de serviços turísticos, como hotéis e restaurantes.
No site do Viagem em Pauta você encontra o texto "De dentro para fora: conheça as praias da Paraíba" com roteiros detalhados pelas praias paraibanas.
Bem ali onde o Brasil faz a curva, tem um Nordeste que a gente custa a acreditar.
No Rio Grande do Norte tem rio que parece mar, dunas que rodeiam vilarejos isolados e faixas de areia escondidas que fazem a gente lembrar que esse estado vai além das águas de tons cristalinos.
Nos quase 400 km de litoral potiguar, é dura a tarefa de escolher o melhor endereço para estender a canga. Mas o Viagem em Pauta indica destinos como a Península de Galinhos, a 170 km de Natal, a região das Dunas do Rosado, entre a cidade de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel, no Polo Costa Branca, e Baía Formosa, na divisa com a Paraíba.
Outro destino brasileiro que é a cara do verão é Porto Seguro, no sul da Bahia. Não é à toa que a companhia aérea Azul elegeu essa cidade no litoral sul da Bahia como seu principal destino turístico no Nordeste, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, com 704 voos da companhia aérea, saindo de 18 aeroportos brasileiros. Desse número, 340 serão extras.
Uma forma diferente de conhecer a região é sobre duas rodas.
Nas praias do litoral sul baiano, onde carros não entram e banhistas só chegam com certo esforço, acontecem as travessias em bike, entre Porto Seguro e Caraíva, uma viagem de quase 50 quilômetros, feita sobre duas rodas e combinada com uma trilha, no trecho final.
Espere encontrar extensas faixas de areia onde você e seu guia serão os únicos, piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias que se erguem sobre nossas cabeças e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.
No site você também encontra mais informações dessa viagem cenográfica.
Bate e volta (refrescante) perto de São Paulo
Para quem não pode ir muito longe, a dica é ficar por aqui mesmo, onde é possível fazer passeios curtos com cara de viagem.
Um deles é o Parque das Neblinas, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, uma área de sete mil hectares de Mata Atlântica com opções de atividades de ecoturismo, como trilhas (autoguiadas e monitorada), cicloturismo e canoagem em caiaques, no Rio Itatinga.
Já a Serra do Mar, entre São Paulo e São Bernardo do Campo, tem dois núcleos de visita: o Curucutu e o Itutinga-Pilões.
O primeiro é conhecido por um circuito que reúne três trilhas: Mirante, Bica e Capelinha, um percurso de de 1,6 quilômetro e dificuldade média, passando por atrativos como a capelinha histórica erguida por antigos moradores, o marco entre os municípios de São Paulo e Itanhaém, e um mirante elevado que, em dias de céu claro, permite ver a Estação Ecológica da Jureia e municípios litorâneos.
Com entrada por Marsilac, distrito no extremo sul da capital paulista, esse parque está a 60 quilômetros da Praça da Sé, aproximadamente, e a apenas 15 quilômetros de Itanhaém, no litoral sul.
Já o Núcleo Itutinga-Pilões, mais conhecido como parque Caminhos do Mar, fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Além de opções de trilhas históricas como a Estrada Velha de Santos (16 km) e a Calçada do Lorena (7 km), uma via de pedras por onde dom Pedro I passou para proclamar a independência do Brasil, o parque abriga também a Trilha da Cachoeira da Torre.
Essa caminhada puxada de 9 km de extensão (ida e volta) passa pela antiga rota de acesso à uma torre de transmissão de energia elétrica, de onde se tem vista para o litoral e acesso para um conjunto de pequenas quedas d'água.
Apesar de contar com áreas para banho, vale lembrar que a trilha não tem vista nem acesso para a sequência de quedas que totaliza 130 metros.
Parque de aventura
No Selva SP, o primeiro e único parque de aventura da capital paulista, dá para navegar no último limpo rio limpo de São Paulo, fazer longas trilhas no interior da Mata Atlântica e sobrevoar uma das maiores áreas que ainda restam desse bioma em todo o estado.
O atrativo é uma das 76 opções de turismo no Polo de Ecoturismo de São Paulo, território que ocupa quase 30% da área total da cidade, nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
Em outras palavras, é a São Paulo da selva de concreto debruçada sobre a Serra do Mar e que quase toca a Baixada Santista.