Domingo (10) foi dia de Oscar! Ainda que tenhamos chorado com o drama de Os Rejeitados e nos encantado com a extravagância de Pobres Criaturas , é Oppenheimer , de Christopher Nolan, que ganhou não só o prêmio de melhor filme, como também as estatuetas de melhor ator, direção, fotografia, edição, trilha sonora e montagem.
O longa-metragem sobre a vida do pai da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), recriou a atmosfera nuclear da Segunda Guerra Mundial com filmagens em diferentes partes dos Estados Unidos . Inclusive, algumas das locações selecionadas são onde a história real aconteceu. Confira abaixo alguns endereços onde as gravações ocorreram:
1. Ghost Ranch , Abiquiu , Novo México
O local faz as vezes de Los Alamos , onde a bomba foi secretamente desenvolvida como parte do Projeto Manhattan. A cidade original passou a ser controlada pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos em 1943 e seus habitantes foram desalojados.
O endereço real não foi escolhido porque foi modernizado e não serviria como pano de fundo convincente para a época. Por isso, a equipe de Nolan não teve outra escolha senão criar do zero a cidade de Los Alamos com direito à cabanas, portão de entrada, postes de telefone e laboratórios.
Ghost Ranch é um retiro de educação e lazer da Igreja Presbiteriana desde 1955. O centro está em uma paisagem bucólica entre cânions, colinas, paredões, planícies e gramados.
A beleza natural é explorada ao longo do filme. Na cena em que Oppenheimer e o diretor do Projeto Manhattan, Leslie Grove (Matt Damon), discutem a criação da cidade, é possível ver as formações rochosas e quilômetros de céu no meio do deserto no horizonte. O mesmo impacto visual se repete na discussão entre o físico e sua esposa, Kitty (Emilly Blunt).
O local é um cenário popular no audiovisual: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal foi filmado aqui, assim como a série Dark Winds , ainda em produção pela AMC+.
Por US$ 45, você pode fazer um tour pelo set de Oppenheimer . Já o passe diário para fazer escaladas e visitar os museus do local custa US$ 10. Os ingressos estão disponíveis no site . O Ghost Ranch está aberto diariamente das 8h às 16h30.
2. Manhattan Project National Historical Park, Los Alamos , Novo México
Em Los Alamos , o interior da residência verdadeira de Oppenheimer e sua família, entre 1943 e 1945, foi cenário de filmagens dentro do parque nacional. A casa foi construída em 1929, como parte da Los Alamos Ranch School , comprada pelo governo americano junto com os territórios do entorno quando o Projeto Manhattan começou.
Não é permitido entrar na casa, que fica a cinco minutos de caminhada do centro de visitantes do parque. Mas é possível fazer um tour virtual no site do parque .
A cabana Fuller Lodge , antigo refeitório da escola e centro comunitário dos cientistas envolvidos com o projeto atômico, também aparece no filme (uma das melhores cenas foi gravada lá, diga-se). A poucos minutos da construção, você pode tirar uma foto com as estátuas de Oppenheimer e Leslie Groves.
Outra locação dentro do parque é o Civilian Women's Dormitory , o único dos quatro dormitórios para civis envolvidos na criação da bomba que se mantém de pé. O condado de Los Alamos administra o local e só permite visitas externas.
O Manhattan Project National Historical Park tem entrada gratuita e abre de sexta à segunda-feira, das 10h às 15h.
3. Universidade da Califórnia , Berkeley , Califórnia
Muitas cenas foram gravadas no campus, um dos muitos que Oppenheimer frequentou como professor. Para as filmagens, ele foi decorado com carros e postes de iluminação antigos que recriaram o ambiente da década de 1940.
No filme, o Edwards Stadium foi atravessado pelo personagem principal ao lado de dois colegas. O estádio foi construído quando Oppenheimer era professor na universidade e mantém algumas de suas características originais.
O departamento de física Physics North foi o escritório de Oppenheimer e cumpre esse papel no longa. A biblioteca da faculdade, e o Wheeler Hall , prédio do departamento de inglês, também foram cenários.
Alguns ambientes da Universidade da Califórnia , em Los Angeles , foram utilizados para recriar o laboratório e o dormitório de Oppenheimer.
Outras universidades integram a lista de cenários do longa. Há imagens aéreas da Universidade de Zurique , na Suíça , e uma das conversas entre Oppenheimer e Albert Einstein (Tom Conti) foi filmada na Universidade de Princeton , em Nova Jersey , onde os cientistas se conheceram pela primeira vez na vida real.
4. Belen , Valencia , Novo México
A pequena cidade de Belen recriou o Trinity Site , em Santa Fe , onde ocorreu o primeiro teste da bomba atômica. No filme, a explosão nuclear não foi feita com o uso de imagens geradas por computador. Para reproduzir o momento, uma bomba muito menor foi detonada.
A equipe de Nolan recebeu autorização para gravar em White Sands , no local exato onde ocorreu o teste, mas uma base militar ainda funciona no local e o cronograma de gravações seria afetado pelas atividades do exército. Então, uma torre de aço de 30 metros, onde a bomba foi colocada, e o bunker, de onde a explosão foi observada, foram erguidos em Belen .
5. Baatan Memorial Building , Santa Fe , Novo México
As cenas do tribunal em que Lewis Strauss (Robert Downey Jr.) é interrogado em uma audiência, assim como as que reproduzem a sala do senador foram gravadas aqui. O memorial fica na sede do governo do estado do Novo México e é uma homenagem aos mortos na Batalha de Bataan, entre norte-americanos e japoneses, em 1942.
Encontre os melhores voos para Novo México